Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Fevereiro de 2019 | 16h54 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2019 | 16h54

Avaria no transformador de intensidade deixa litoral de Benguela sem energia eléctrica

Benguela - Uma avaria no transformador de intensidade, motivada por aquecimento, deixou a cidade de Benguela e os municípios da Baía Farta, Catumbela e parte do Lobito, sem energia eléctrica desde a noite deste domingo, informou a directora provincial do Gabinete de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Jandira Ribeiro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uma das Principais Avenidas da Cidade de Benguela

Foto: angop

Segundo a responsável, que falava à Angop, estão assegurados apenas serviços especiais para o Hospital Geral de Benguela (HGB), enquanto equipas conjuntas da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) e da Rede Nacional de Transporte (RNT) foram colocadas no terreno, para identificação e resolução da situação.

“Depois de identificarem a avaria, estão a trabalhar nas diversas subestações e, neste momento, um novo transformador foi encontrado nas instalações da Catumbela, tendo sido já removido para a central principal da Quileva, no Lobito, onde a qualquer instante poderá entrar na fase de testes, depois de montado”, disse a directora, avançando que, forçosamente, a região voltará a ser reabastecida de corrente eléctrica antes das zero horas.

Explicou que, antes da quebra do sistema, às 20 horas de domingo, o litoral estava a ser atendido com 120 Megawatts, perfazendo quase 100 por cento da capacidade de produção e, com essa avaria do transformador, passou para um mínimo de 20 por cento de produção, cujos serviços estão direccionados para áreas específicas (hospitais e estações de produção e tratamento de águas – ETAs).

Confirmou tratar-se de uma situação técnica constrangedora, mas referiu que o importante é que uma nova peça foi já encontrada localmente e, para agrado dos técnicos envolvidos e da população, vai permitir o restabelecimento do sistema ainda hoje.  

A barragem do Lomaum está com uma injecção de 35 Megawatts no sistema, mas esta produção quase não pode ser utilizada, uma vez que o mesmo sistema está quase todo inoperante.

O transformador de intensidade é um dispositivo que reproduz no seu circuito secundário, a corrente eléctrica que circula no circuito primário, mantendo a posição vectorial numa proporção adequada. Utiliza-se normalmente o seu secundário para protecção, controlo e medida de fortes correntes e tensões que circulam no circuito primário.

Estes dispositivos são indispensáveis ao correcto funcionamento dos equipamentos de correcção do factor de potência.

A zona litoral de Benguela dispõe de um sistema intercalado de abastecimento tanto de água como de energia eléctrica, ligando as quatro cidade separadas por distâncias que vão até 33 quilómetros para Lobito, 25 quilómetros para Baía Farta e 26 para a Catumbela.  

Leia também
  • 08/02/2019 11:56:54

    Acidentes fazem seis mortos e danos avaliados em mais de AKZ quatro milhões

    Benguela - Seis pessoas morreram e sete outras ficaram feridas em consequência de 18 acidentes de viação registados nos últimos sete dias, na província de Benguela, com danos avaliados em quatro milhões e 174 mil kwanzas, soube hoje, sexta-feira, a Angop de fonte policial.

  • 06/02/2019 12:21:53

    Loja dos Registos gastava um milhão de kwanzas/mês em combustíveis

    Benguela - O serviço integrado de registos " Loja dos Registos", sedeado no município de Benguela, gastava mensalmente um milhão de kwanzas em combustíveis e manutenção do seu gerador, devido a falta de energia eléctrica da rede pública naquela instituição, desde a sua inauguração em 2014.

  • 05/02/2019 21:00:53

    Mais de 500 Jovens concluem cursos profissionais no Lobito

    Lobito - Acima de quinhentos jovens, com idades entre os vinte e trinta anos, concluíram hoje (terça-feira), no município do Lobito, em Benguela, vários cursos técnico-profissionais básicos, proporcionados pelo Centro de Formação JA Rubem.