Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Fevereiro de 2019 | 19h58 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2019 | 19h57

Cunene com novos sistemas de alerta contra calamidades naturais

Ondjiva - Seis novos sistema de alerta contra calamidades naturais serão instalados este ano, na província do Cunene, com vista antever e prevenir a população e as autoridades locais sobre eventuais ocorrências de cheias e secas na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O anúncio foi feito hoje, quarta-feira, à Angop, na cidade de Ondjiva, pelo chefe do Instituto Nacional de Meteorologia de Angola (INAMET) do Cunene, António Pereira, tendo referido que o projecto será financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O responsável, que não avançou o valor a ser aplicado no projecto, explicou que a instalação dos sistemas do tipo Postos Udométricos, faz parte do programa de Resiliência às Alterações Climáticas na Bacia Hidrográfica do rio Cuvelai.

Precisou que os seis sistemas de alerta estarão localizados nas comunas do Cubati, Mukolongodjo, Mupa, Evale, Nehone e no município de Namacunde.

Com esses alarmes, ressaltou, a população não será apanhada desprevenida em questões de cheias e seca, por serem sistemas com tecnologia moderna capaz de monitorar as condições metrológica e climática extremas na província do Cunene.

Na província do Cunene funcionava um sistema de alarme instalado em 2014, mas está inoperante desde 2016.

A província do Cunene tem sofrido, ciclicamente, com problemas de enchente e seca.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 13/02/2019 18:38:26

    Famílias afectadas pela seca no Cunene recebem alimentos

    Ondjiva - Quarenta e uma mil e 360 famílias afectadas pela seca na província do Cunene vão beneficiar, nos próximos dias, de 98 toneladas de alimentos doados pelo Gabinete de Acção Social, Família e Igualdade de Género da circunscrição e pela Associação dos Jovens Provenientes da República da Zâmbia (AJAPRAZ).

  • 13/02/2019 03:51:02

    População afectada pela seca no Cunene beneficia de abastecimento de água

    Ondjiva - Pelo menos 249 mil e 189 pessoas afectadas pela seca na província do Cunene têm beneficiado de abastecimento regular de água potável para suprir a carência deste líquido resultante da falta de chuva nos últimos três meses, indicou terça-feira o comandante do Serviço de Protecção Civil, Paulo Calunga.

  • 08/02/2019 17:18:54

    Incêndio destrói armazém no mercado de Oshomukuyo

    Ondjiva - Um incêndio de pequenas proporções consumiu, na madrugada desta sexta-feira, diversos produtos que se encontravam num armazém vulgo "paga já" no mercado de Oshomukuyo, arredores de Ondjiva, província do Cunene.