Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Fevereiro de 2019 | 16h54 - Actualizado em 21 Fevereiro de 2019 | 16h53

Governo provincial implementa novo modelo de recolha de resíduos sólidos

Mbanza Kongo - Um novo modelo de recolha de resíduos sólidos nas cidades e vilas da província do Zaire será implementado nos próximos dias, visando melhorar o sistema de saneamento básico das localidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Lixo invade ruas da periferia da cidade de Mbanza Kongo

Foto: Pedro Moniz Vidal

O assunto está a ser analisado nesta quinta-feira, em Mbanza Kongo, pelo governo da província do Zaire que se encontra reunido na sua 2ª reunião ordinária, sob orientação do governador Pedro Makita Armando Júlia.

O evento, que junta directores provinciais e administradores municipais aborda também aspectos que se prendem com o perfil epidemiológico das zonas fronteiriças da província com a República Democrática do Congo.

A abordagem sobre os resíduos sólidos urbanos acontece numa altura em que a cidade de Mbanza Kongo regista, nos últimos meses, elevados focos de lixo que inundam as bermas de quase todas as artérias, por alegada incapacidade de funcionamento da única operadora de limpeza em serviço.

O mesmo se pode dizer também em relação à cidade do Soyo, a mais populosa da região, que também vive problemas similares ou piores quanto à limpeza e saneamento básico diz respeito.

Relativamente ao perfil epidemiológico, a preocupação surge pelo facto de o vizinho país (RDC) estar assolado, desde o ano passado, com um novo surto do vírus do ébola, que já vitimou centenas de vidas humanas.

A 2ª reunião ordinária do governo provincial está igualmente a debruçar-se sobre a situação da raiva, recolha de animais domésticos que deambulam pela via pública, vacinação do gado, assim como o balanço da primeira fase da campanha agrícola 2018/2019.

A província do Zaire, cuja capital é a cidade de Mbanza Kongo, subdivide-se em seis municípios e 25 comunas, e tem uma população estimada em 594 mil e 428 habitantes.

 

Leia também
  • 21/02/2019 16:34:15

    Campanha de limpeza de Menongue envolve mais de 500 jovens

    Menongue - Cerca de 500 jovens estão mobilizados para a campanha de limpeza e recolha de lixo na cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, iniciada quarta-feira com apoio do governo da provincial local.

  • 21/02/2019 14:14:35

    Polícia quer colaboração dos sobas no combate a criminalidade

    Saurimo - O comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda Sul, Comissário, Aristófanes Dos Santos, solicitou hoje, quinta-feira, mais colaboração das autoridades tradicionais no combate a criminalidade e vandalização dos bens públicos nas comunidades.

  • 21/02/2019 13:13:51

    Ordem repudia detenção de advogado do pastor da Igreja Bom Deus

    Luanda - A Ordem de advogados de Angola repudiou a detenção do advogado do líder da Igreja Fraternidade de Pentecostes na África em Angola Bom Deus, Ambrósio Francisco, considerando que viola um princípio que rege o mandato.