Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Novembro de 2019 | 08h20 - Actualizado em 01 Novembro de 2019 | 17h39

Resenha Social: Lançamento do IIMS 2020 marca semana

Luanda - O lançamento do segundo Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS 2020), para actualizar os indicadores demográficos e de saúde do país 2015-2016, marcou a semana social que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O IIMS, lançado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em colaboração com o Ministério da Saúde, visa actualizar os indicadores demográficos e de saúde, como fecundidade, comportamentos sexuais, principais indicadores de mortalidade (materna e infanto-juvenil), a prevalência do VIH/SIDA, anemia nas crianças e nutrição.

O IIMS 2020 dará resultados que poderão definir a esperança de vida, actualizando a que está em vigor e outras informações de carácter demográfico e social.

Ainda sobre o assunto, mereceu destaque noticioso a afirmação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, segundo a qual o IIMS 2020 será uma fonte importante para aferir os dados de saúde das famílias de Angola.

A governante, que falava depois do acto de lançamento IIMS2020, disse que o inquérito fornecerá informações necessárias sobre a fertilidade, o planeamento familiar, mortalidade, nutrição e a utilização dos serviços de saúde.

No domínio da comunicação social, a semana ficou marcada com a apresentação do novo ministro, Nuno dos Anjos Caldas Albino, que reiterou, na ocasião, a contínua modernização dos órgãos públicos, processo que teve início com a entrada do novo governo há dois anos.

Na sua intervenção durante a passagem de pastas, o governante referiu-se à continuidade da expansão do sinal da RNA em vários pontos do país, a melhoria das condições de infra-estrutura e tecnológica da ANGOP, TPA e Jornal de Angola, para que se possa conferir maior dignidade aos órgãos e seus profissionais.

Fez também manchete noticiosa o anúncio da Comissão da Carteira e Ética de que dentro de seis meses vai começar o processo de atribuição da carteira profissional aos jornalistas angolanos.

Numa conferência de imprensa, a presidente da comissão, Luísa Rogério, afirmou que o processo será antecedido com o cadastramento dos jornalistas e dos órgãos via online, para impedir a duplicação de dados e facilitar o processo.

Educativamente, a media destacou, ao longo da semana, o lançamento do "Teach", uma ferramenta de observação de aula, que fornece aspectos menos explorados e mais importantes da educação do aluno, ou seja, permite observar tudo quanto acontece na sala.

O "Teach", expressão inglesa que traduzida significa “ensinar”,  centra-se fundamentalmente em três matérias: a cultura em sala de aula, a instrução e a capacidade emocional.

A propósito, a imprensa destacou, igualmente, as declarações da ministra da Educação, Ana Paula Elias, segundo as quais 200 professores do ensino primário vão poder, dentro de três meses, avaliar a capacidade emocional do aluno em sala de aulas.

Ana Paula Elias afirmou que o profissional terá de ter essa formação, para poder medir essas variáveis e melhorar, a cada momento, a qualidade de ensino.

No domínio ambiental, marcou a agenda noticiosa o workshop sobre jornalismo, ambiente e o desenvolvimento sustentável, numa promoção do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) em parceria com o ministério do Ambiente.

A formação, que contou com a participação de 33 jornalistas, serve para capacitação e munir os profissionais de imprensa de ferramentas necessárias para a abordagem de questões ligadas ao ambiente.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 31/10/2019 22:11:20

    Projecto Alliance for Youth beneficia mil jovens até 2020

    Luanda - Mil jovens angolanos abaixo de 30 anos de idade vão beneficiar, até 2020, do projecto denominado Alliance for Youth, destinado a desenvolver de competências (criação e formação de jovens para entrarem no mercado de trabalho profissional).

  • 31/10/2019 19:42:03

    Ministro reitera contínua modernização dos órgãos públicos

    Luanda - O ministro da Comunicação Social, Nuno dos Anjos Caldas Albino, reiterou, nesta quinta-feira, em Luanda, a contínua modernização dos órgãos públicos, processo que teve início com a entrada do novo governo há dois anos.

  • 31/10/2019 17:55:35

    ANGOP destacada pela divulgação contínua da realidade angolana

    Menongue - O governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, enalteceu, nesta quinta-feira, a acção da ANGOP pela divulgação de factos da realidade socioeconómica, política e cultural do país.