Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

05 Novembro de 2019 | 15h37 - Actualizado em 05 Novembro de 2019 | 15h37

"BI da Dipanda" abrange dez mil crianças e jovens

Lubango - Dez mil crianças e adolescentes dos 06 aos 17 anos serão registadas aos sábados do mês de Novembro, deste ano, no âmbito da segunda edição da campanha de sensibilização de registo de nascimento, emissão de assentos e bilhete de identidade, denominada BI da Dipanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lisender André, delegado provincial da justiça

Foto: Morais Silva

A informação foi avançada hoje, no Lubango, pelo delegado provincial da Huíla da Justiça e dos Direitos Humanos, Lisender André, durante uma conferência de imprensa de lançamento da campanha.

O responsável referiu que os serviços da conservatória do registo civil vão estar disponíveis nos quatro sábados, uma vez que os documentos bases base para a obtenção de bilhete é o assento de nascimento.

Declarou que muitas das crianças precisam de um assento de nascimento e em alguns casos os pais também não têm a documentação, situação que provoca constrangimentos no sucesso das campanhas.

“Etamos a trabalhar para ultrapassar as dificuldades, entre as quais o fornecimento regular de energia, com o gerador em funcionamento, e a garantia da Direcção Nacional de Identificação de que o sistema estará em efectiva operação para o período”, reforçou.

O atendimento ao público vai acontecer das oito às 13 horas, nos postos que tratam bilhetes, nos municípios do Lubango, Humpata, Chibia, Caluquembe, Caconda, Quilengues, Matala e Jamba.

Afirmou que as conservatórias vão trabalhar aos sábados na perspectiva de a certidão sair no mesmo dia para que as crianças e adolescentes possam tratar o bilhete de identidade, uma vez que querem atender um maior número de pessoas.

Para a emissão do primeiro bilhete a exigência fundamental é o assento de nascimento, ao passo que para a renovação é preciso somente o BI antigo.

Na primeira edição, a nível da província, foram emitidos 667 bilhetes, dos cinco mil previstos.

Leia também
  • 04/11/2019 16:02:51

    Angola na VI reunião pela igualdade de género da CPLP

    Luanda - Angola participa, de 5 a 6 deste mês, na República de Cabo Verde, na VI Reunião de Ministros e Responsáveis pela Igualdade de Género da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

  • 04/11/2019 15:18:43

    Taxa etária da população dominada por crianças

    Luanda - Angola deve baixar as altas taxas de fecundidade, com uma média de 6,2 filhos por mulher, para desacelerar o rápido crescimento da população e mudar a estrutura etária dominada por crianças dependentes para adultos em idade activa.

  • 03/11/2019 09:28:53

    Cuando Cubango: Miss solidariza-se com toxicodependentes

    Menongue - Sessenta e oito dependentes de bebidas alcoólicas e outras drogas, em tratamento no Centro de Acolhimento da Cruz Azul, em Menongue, capital do Cuando Cubango, beneficiaram sábado de bens de primeira necessidade e de higiene da miss local, Kássia Elisa Mayuba.