Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Novembro de 2019 | 13h34 - Actualizado em 06 Novembro de 2019 | 13h37

Governadora destaca papel da igreja na moralização da sociedade

Huambo - A governadora da província do Huambo, Joana Lina, referiu hoje, quarta-feira, que o envolvimento da igreja na moralização da sociedade constitui um imperativo indispensável, tendo em conta o importante papel que desempenha na harmonização das comunidades, preservação da paz e consolidação da unidade e reconciliação nacionais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Huambo: Governadora Joana Lina (centro) preside Workshop sobre valores religiosos

Foto: Júlio Vilinga

Huambo: Governadora Joana Lina no Workshop sobre valores religiosos

Foto: Júlio Vilinga

A governante fez estas declarações na abertura do Workshop Nacional sobre “Valores religiosos e capital humano à luz dos objectivos do desenvolvimento sustentável”, numa iniciativa do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), em parceria com o Fundo das Nações Unidades para a População (UNFPA).

Joana Lina disse que as autoridades continuam a respeitar as diferentes confissões religiosas, com base na Constituição da República e na Lei, daí a razão de incutirem aos seus membros valores e princípios de boas práticas sociais, para que as famílias sejam, de facto, o verdadeiro pilar para a edificação de uma sociedade mais justa.

Realçou que a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, com objectivo de transformar o mundo, constitui uma visão comum de 193 Estados membros da Organização das Nações Unidas, para resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países em progresso, como nos evoluídos, demonstrando, deste modo, o seu carácter universal.

Salientou que a cooperação com as Nações Unidas ajuda a criar um mecanismo conjunto para análise da situação do país, quanto aos objectivos de desenvolvimento sustentável: eliminação da pobreza, erradicação da fome, acesso à saúde e educação de qualidade, equilíbrio do género, garantia da água potável e energia eléctrica, entre outros pressupostos.

Por esta razão, segundo Joana Lina, o Executivo presta uma atenção especial ao sector social, como forma de dotar os cidadãos de conhecimentos, aptidões e experiências, para serem produtivos e bons trabalhadores e, por conseguinte, influenciarem a taxa de crescimento do país.

Com término previsto para quinta-feira, o evento, no qual participam pastores das igrejas membros do CICA, líderes de associações juvenis e de mulheres das aludidas denominações, está abordar temas como “Desafios e avanços da conferência internacional sobre população”, “Mulheres e raparigas -um investimento para alcance dos objectivos do desenvolvimento sustentável”.

Constam ainda dos temas, entre outros, “Planeamento familiar e saúde reprodutiva - desafios e oportunidade para a igreja”, “A teologia de desenvolvimento e a promoção da igualdade de género” e “Educação sexual e reprodutiva na perspectiva teológica (experiência Moçambicana)”.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 06/11/2019 13:42:28

    CICA defende reflexão profunda sobre gravidez na adolescência

    Huambo - A secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), reverenda Deolinda Dorcas Tecas, defendeu esta quarta-feira, no Huambo, a necessidade de uma discussão mais profunda, por todas as franjas da sociedade, da problemática da gravidez precoce ou na adolescência, de modo a que se encontrar soluções para estancar esse fenómeno.

  • 05/11/2019 17:48:04

    Descargas eléctricas matam onze em menos de dois meses

    Huambo - Onze pessoas morreram, entre 15 de Setembro à presente data, na província do Huambo, depois de atingidas por descargas eléctricas, em consequência das chuvas que se registam no planalto central, menos uma vítima em relação a idêntico período anterior.

  • 05/11/2019 12:58:15

    Polícia desmantela grupo de marginais "altamente perigosos"

    Huambo - Um grupo de supostos marginais, implicados na prática de crimes de posse ilegal de arma de fogo, furto qualificado e associação de malfeitores, foi desmantelado, nos últimos dez dias, na província do Huambo, pela Polícia Nacional, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal (SIC).