17 Novembro de 2019 | 08h11 - Actualizado em 17 Novembro de 2019 | 08h11
Polícia investiga morte de moto-taxista baleado em assalto na Catumbela
Lobito - A morte do moto-taxista Francisco Dumbo, de 24 anos, baleado com dois tiros no peito e um numa das pernas durante uma tentativa de assalto, ocorrida quarta-feira última no bairro Alto Niva, arredores do município da Catumbela, em Benguela, está a ser investigada pelas autoridades policiais, soube hoje a Angop.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Agentes do Serviço de Investigação Criminal
Foto: kinda kyungu
O crime ocorreu por volta das 18h00 de quarta-feira (13), quando a vítima conduzia uma motorizada nova de marca Bosch no bairro Alto Niva e, após reagir a um assalto no momento em que deixava uma passageira em casa desta, foi alvejado por disparos de arma de fogo na perna e depois no peito, acabando por falecer no local.
Falando hoje à Angop, o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal na província de Benguela, Victorino Kotingo, confirmou a morte do referido cidadão, na sequência de um assalto com recurso a arma de fogo que alegadamente tinha como alvo a motorizada, na qual a vítima se fazia transportar em serviço de moto-táxi.
Victorino Kotingo referiu que, embora não haja ainda detidos, as investigações continuam no sentido de identificar os autores dos disparos com arma de fogo e levá-los à justiça, para serem responsabilidades pelo homicídio do moto-taxista.
O porta-voz do SIC aproveitou a oportunidade para aconselhar a população a não reagir em caso de assalto, principalmente envolvendo arma de fogo, como forma de evitar mortes.
Por sua vez, o soba do bairro Alto Niva, Luís Kandeja, relatou que casos de assaltos com recurso a arma de fogo são frequentes naquela área, por isso pediu ao Comando Municipal da Polícia Nacional na Catumbela que redobre o patrulhamento.
Esta autoridade tradicional reclamou da falta de segurança no bairro, dada a inexistência de uma esquadra móvel, o que, para ele, faz com que os marginais acompanhem o movimento de moradores, sobretudo os moto-taxistas ou aqueles que transportam pastas com haveres.
Para o soba, as autoridades policiais, quando contactadas pela comunidade para intervir em casos de assaltos, tardam quase sempre a responder e isso facilita o cometimento dos crimes e até a fuga dos marginais.
Luís Kandeja espera que o bairro do Alto Niva venha a ser contemplado com o programa de redimensionamento de esquadras, anunciado pela Polícia Nacional em Benguela, numa altura em que a comunidade já preparou um terreno para a implantação dos serviços policiais.
Uma testemunha relatou à Angop que Francisco Dumbo teria sido solicitado por uma estudante que a levasse da escola para casa, quando ao chegar ao destino foi abordado por dois jovens meliantes que se faziam transportar igualmente numa motorizada, usando uniforme escolar, e que anunciaram o assalto.
De acordo com a mesma fonte, o moto-taxista teria oferecido resistência e foi alvejado primeiro na perna, acabando por ser baleado com dois tiros no peito, tendo provocado morte imediata.
Após o sucedido, os dois suspeitos puseram-se em fuga deixando a motorizada da vítima no local do crime.
Assuntos Província » Benguela
Leia também
-
16/11/2019 19:08:32
Lançada campanha "Condutor Exemplar"
Benguela - Uma campanha denominada "Condutor Exemplar", que visa alcançar melhorias no controlo da circulação rodoviária, foi lançada este sábado, em Benguela, pelo Comando Provincial da Polícia Nacional.
-
15/11/2019 16:52:46
Chuva desabriga famílias na Ganda
Ganda - Oito casas e três capelas da igreja Católica ficaram sem tecto e 35 pessoas desabrigadas, em consequência da chuva torrencial acompanhada de forte ventania e granizo que se registou na tarde desta quinta-feira, na cidade da Ganda (Benguela), soube hoje a Angop.
-
15/11/2019 16:47:52
Bairros do Lobito voltam a ter energia após incêndio em subestação
Lobito - O fornecimento de energia nos seis bairros da zona alta da cidade do Lobito que ficaram sem electricidade desde quinta-feira à noite, devido a um incêndio na subestação da Quileva, já começou a ser restabelecido na tarde desta sexta-feira, apurou a Angop.