Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Novembro de 2019 | 03h35 - Actualizado em 15 Novembro de 2019 | 19h37

UCAN com clínica jurídica para qualificar estudantes

Luanda - A Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola (UCAN) tem uma clínica jurídica, onde já formou 70 estudantes e mais de 50 funcionários públicos em matérias de direitos humanos, com objectivo de dotá-los de conhecimentos práticos, para terem acesso às peças processuais, principalmente os que desejam seguir a formação jurídico-forense.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Márcia Nigiolela, Decana da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola

Foto: António Escrivão

Segundo a decana da instituição académica, Márcia Nigiolela, a clínica surge por entenderem que a licenciatura em Direito tem um elevado grau de teorização e, muitas vezes, os estudantes terminam a faculdade sem ter acesso às peças processuais, nem da sua forma de elaboração.

“Nós queremos, com isso, que o jurista formado na Universidade Católica seja diferenciado no mercado, pois terá bases em termos de comparação de currículos académicos em relação aos demais que não têm esta oferta prática na sua formação, para além da qualidade”, sublinhou.

Acrescentou que é uma espécie de formação adicional que visa colmatar a ausência da prática académica aos que querem seguir o ramo forense. Os candidatos submetem-se a uma capacitação profissional, para o efeito.

O curso, disse, é gratuito e funciona como qualificação profissional. Depois de formados, podem fazer consultas jurídicas às comunidades.

Homenagem à França Van-Dúnem

Márcia Nigiolela falava no final das jornadas científicas que a UCAN organizou em homenagem ao professor França Van-Dúnem, co-fundador da instituição, pela sua contribuição na formação de quadros angolanos em matérias de Direito.

A homenagem enquadra-se nas celebrações dos 20 anos de existência da UCAN, que estão ser assinalados com a realização de jornadas científicas da Faculdade de Direito, sob o lema "Presente e Futuro da Jurisdição Internacional, Civil, Administrativo e Fiscal em Angola".

Participaram do encontro prelectores nacionais e estrangeiros, precisamente de Portugal, que  debateram temas como desafios actuais do direito internacional público, recrutamento e formação dos juízes e dos Magistrados do Ministério Público, entre outros.

Assuntos Estudantes  

Leia também
  • 16/11/2018 17:38:26

    Universitários estagiários graduados pela DW e BP

    Luanda - Noventa estudantes universitários estagiários foram hoje, sexta-feira, em Luanda, graduados pelo Development Workshop (DW) e a BP Angola nas áreas de Direito, Engenharia, Administração Pública, Economia, Psicologia, Sociologia e Comunicação Social.

  • 12/10/2018 04:01:28

    Estudantes reconhecem vantagens da cooperação Angola e China

    Luanda- Estudantes universitários destacaram quinta-feira, em Luanda, as vantagens da cooperação Angola e China, para a reconstrução e desenvolvimento socioeconómico do país.

  • 20/07/2018 01:04:06

    Jovens do Cuanza Sul devem despertar espírito empreendedor

    Sumbe - Os jovens devem continuar a despertar o espírito empreendedor, constituindo uma oportunidade para a promoção do auto-emprego, defendeu nesta quinta-feira, no Sumbe, Província do Cuanza Sul, o representante da Repartição Municipal da Educação, Alfredo Manuel.