Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Novembro de 2019 | 19h29 - Actualizado em 01 Dezembro de 2019 | 18h44

Casamento marca Dia Nacional da Pessoa idosa no Bié

Cuito - O casal José Ndete e Delfina Ussusse, de 59 e 64 anos de idade, utentes do lar da terceira idade (Elavoko Liymwenho) há mais de três anos, na cidade do Cuito, província do Bié, contraiu o matrimónio, neste sábado, marcando, deste modo, as comemorações do dia nacional do idoso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cerimónia de casamento no Lar de Terceira Idade do Cuito

Foto: Julino Capingala wanga

Durante a cerimónia, o casal apelou a juventude no sentido de não escolher o seu parceiro (a) seguindo os bens materiais, mas velar sempre pelos valores morais, religiosos e outros.

Lunda Sul

O governador em exercício, Evanerson Kaputo, afirmou que o apoio a pessoa idosa deve ser responsabilidade de todos actores da sociedade, para o bem-estar e maior dignidade dos mais velhos.

Sublinhou a necessidade de se continuar a prestar apoio moral, material, bem como se elaborar programas de acções que desencorajam o seu abandono, com maior incidência pelas suas famílias.

Apelou às famílias da necessidade da protecção dos direitos da pessoa desta franja social, combate aos abusos físicos, psicológicos, verbais, negligência, abandono, exclusão social e acusação de feitiçaria, que vêm se tornando práticas comuns entre nós.

Segundo censo populacional realizado em 2014, a província da Lunda Sul a proporção da pessoa idosa com mais de 65 anos de idade é de dois porcento, que corresponde a dez mil 752 pessoas idosas.

Malanje

Os idosos em Malanje apelaram por mais valorização, diálogo permanente por parte das famílias e da sociedade, como forma de resolver eventuais problemas.

Apelaram ainda para mais atenção visando a moralização da sociedade, dando o respeito, cuidado e carinho que a pessoa idosa merece.

Zaire

Dois centros destinados para a troca de experiência entre velhos da terceira idade estão em construção nos municípios de Mbanza Kongo e do Cuimba, na província do Zaire, soube hoje, sábado, a Angop.

Sem precisar a capacidade nem a data da conclusão das obras, o chefe de departamento do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade no Género, Manuel José António, avançou que estes dois centros servirão, igualmente, como espaços de interacção entre anciãos e a nova geração.

Deu a conhecer que, um universo de três mil e 500 idosos, em estado de vulnerabilidade, estão registados na base de dados deste departamento da acção social, que presta aos mesmos assistência em bens da cesta básica e assistência médica.

O Dia Nacional da Pessoa idoso é uma data instituída por Decreto Executivo de 10 de Janeiro de 2005, como sinal de respeito e reconhecimento pelos feitos de milhares de homens e mulheres que se encontram na terceira idade.

Leia também