Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

31 Dezembro de 2019 | 13h46 - Actualizado em 31 Dezembro de 2019 | 13h44

Deflagração de engenho e assaltos marcam Luanda em 2019

Luanda - A deflagração de um engenho explosivo que causou ferimentos em 13 pessoas no bairro Golfe, assassinatos à mão armada e a detenção do "barão da droga" foram, entre outros, os principais destaques de 2019 na província de Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista aerea da cidade de Luanda

Foto: Pedro Parente

Luanda chegou a registar, em apenas 72 horas, cinco assaltos à mão armada com um saldo de seis mortos, em que foram vítimas clientes de agências bancárias no centro e na periferia, causando um clima de instabilidade na capital angolana.

Kilamba Kiaxi

A deflagração de um engenho explosivo, este mês de Dezembro, causando ferimentos em 13 pessoas, adultos e crianças, na área do mercado dos Correios, distrito do Golfe, foi destaque no município do Kilamba Kiaxi.

O artefacto foi encontrado na quadra festiva, numa lixeira do Distrito Urbano do Palanca e levado para o Golfe I com o objectivo de ser comercializado, segundo uma das vítimas.

Foi também destaque a reabertura da rua 28 de Agosto, que liga parte do antigo controlo do Golfe 1 até à divisória do distrito urbano do Neves Bendinha.

Talatona

Dois incêndios de grandes proporções, que destruíram totalmente a Administração Municipal de Talatona e a subestação de energia no Camama, foram os factos mais marcantes em 2019 naquela circunscrição.

O incêndio provocado por um curto circuito deixou a instituição totalmente destruída, enquanto a ocorrência fez com que a subestação do Camama privou, por pouco tempo, alguns bairros do fornecimento de energia eléctrica.

Cacuaco

Em 2019, foi destaque o lançamento do projecto-piloto de electrificação das comunidades rurais na comuna da Funda para beneficiar mais de 51 mil famílias.

O projecto, composto por painéis para captação de energia solar, permite fazer ligação às residências nas localidades recônditas usando baterias acumuladoras.

Icolo e Bengo

Mais de três mil habitantes das aldeias de Massefo e Cassefo beneficiam de água potável desde que foi inaugurado um sistema de captação e distribuição com capacidade de 61 mil litros de água por dia.

Foi igualmente destaque a denúncia do desvio de 332 milhões de kwanzas concedidos pelo Fundo Coca-cola para realização de projectos sociais na comuna de Caculo Canhango.

Cazenga

No município do Cazenga, foi destaque o início das obras de reabilitação da Escola Angola e Cuba, incluindo o seu apetrechamento, avaliado em mil milhões, 780 milhões de Kwanzas, no âmbito no Plano Integrado de Intervenção dos Municípios(PIIM).

A reabertura de parte da 5ª avenida, do troço do Centro de Formação Profissional/ Deolinda Rodrigues (BCA), com uma extensão de 2.260 metros foi igualmente destaque.

Luanda

Ingombota

O Serviço de Investigação criminal (SIC) deteve em Novembro de 2019 em Luanda um cidadão nacional considerado o “barão da droga”.

A recuperação das bombas dos repuxos e de todo o sistema eléctrico do Largo da Independência, avaliado em nove milhões de kwanzas, consta dos destaques do distrito urbano.

Maianga  

A reabertura da rua que liga a Tourada à cabeceira do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e a travessa da Avenida Comandante Gika, no sentido Hotel Alvalade/Avenida Ho Chi Minh e Hotel Fórum/Comandante Gika foi destaque.

A Rua da Tourada passa pelo Cassequel (Maianga), liga ao Bairro Popular e estende-se até a estrada do Avô Kumbi (Kilamba Kiaxi) e esta à Avenida Pedro de Castro Van-dúnem (Loy).

Samba

As péssimas condições de higiene na Camuxiba e arredores do mercado da Mabunda levaram as autoridades administrativas da província de Luanda, parceiros e sociedade civil a realizar campanhas de limpeza.

Sambizanga

O distrito do Sambizanga arrecadou 64 milhões, 645 mil e 878 kwanzas, liderando o top dos 30 órgãos da administração local do Estado em receitas arrecadadas entre Janeiro e 12 de Novembro de 2019.

Outro aspecto em evidência em 2019, no município de Luanda, foi a reabertura do Centro de Apoio à Pesca Artesanal (CAPA), uma infraestrutura com 143 bancas distribuídas por dois mercados e que está à disposição das vendedoras de peixe fresco.

Viana

A entrega de residências à 231 famílias, das mil e 34 retiradas em 2009 da Ilha de Luanda devido às calemas e realojadas no Zango4, constitui destaque.

Ainda em Viana, a Polícia Nacional lançou o projecto Nossa Esquadra, uma iniciativa que visa dar resposta, de forma célere, às preocupações apresentadas pelos cidadãos.

Belas

A desactivação de mais de 50 Postos de Transformação (PT) de energia eléctrica, geridos por privados, e a sua substituição por outros da ENDE foram igualmente destaque em 2019.

De igual modo, realça-se a entrada em funcionamento de duas subestações para beneficiar mais de 25 mil famílias dos distritos da Vila Verde e Morro dos Veados, com realce para os bairros da Zona Verde, Salinas, Tendas e Mundial.

Leia também
  • 30/12/2019 09:52:39

    Retrospectiva 2019: Sistema para mitigar seca marca ano no Cunene

    Ondjiva - O início, em Novembro, da construção do sistema de transferência de água do Rio Cunene, a partir da localidade de Cafu até Shana, para mitigar os efeitos da seca, foi o acontecimento marcante naquela província (Sul de Angola), no ano de 2019.

  • 29/12/2019 14:46:51

    Igreja dos Irmãos realiza conferência ordinária

    Luanda - A Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA) realizou, no município de Viana, a XV Conferência Ordinária Provincial sob o lema "Unida, Cooperando no Ministério de Cristo", destacando o dialogo e união nas famílias.

  • 29/12/2019 14:18:40

    Bombeiros retiram corpo de tanque de água em Viana

    Luanda - O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no municipio de Viana, em Luanda, retirou, na quinta-feira, o corpo de um homem do interior de um tanque de água de mil litros.