Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Dezembro de 2019 | 10h10 - Actualizado em 02 Dezembro de 2019 | 13h28

ANASO apoia mais de três mil seropositivos em Malanje

Malanje - Três mil e 608 pessoas com HIV/Sida são assistidas com alimentos e apoios psicológicos na província de Malanje pela Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (ANASO).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o coordenador provincial da ANASO em Malanje, Waldemar Cassombe, existe a necessidade de se trabalhar na criação de parcerias e de protocolos para a prestação de outros apoios e defesa dos interesses dos seropositivos, tirando-os da condição de vulnerabilidade por que muitos passam.

O responsável reiterou o apelo à sociedade para uma participação mais activa no combate à discriminação aos que vivem com HIVSida, promovendo a divulgação das questões inerentes à preservação e à luta contra a doença.

Já o estatístico do Programa Provincial de Luta conta a Sida, Hionor Canda, disse que têm estado a trabalhar, para que as pessoas conheçam os aspectos primários de prevenção e melhoria da assistência nos serviços de saúde, com destaque para a pandemia, levando informações às comunidades.

Realçou que a província de Malanje tem três por cento da taxa de prevalência do HIV/Sida no país, e tudo está a ser feito para reduzir essa cifra.

Lembrou que, nesta altura, 919 casos positivos de HIV/Sida, com 73 mortes, foram diagnosticados na província, no período de Janeiro a Setembro deste ano, resultantes de 32 mil e 875 testes realizados.

Comparativamente a igual período de 2018, houve uma redução este ano, porquanto haviam sido notificados mil e 330 casos, de um total de 48 mil e 23 testes realizados, com 77 óbitos.

Leia também
  • 01/12/2019 12:45:34

    Responsável aponta educação patriótica da criança

    Lubango - O secretário-geral do governo provincial da Huíla, Anselmo Vasco, exortou, neste domingo, ao contínuo processo de educação patriótica, moral, cívica, humanitária, filantrópica, ambiental e desportiva da criança, como forma de dota-las de conhecimentos essenciais para o seu desenvolvimento harmonioso.

  • 30/11/2019 19:46:27

    Prelado pede apoio dos cidadãos às políticas do Executivo

    Cacuso - O Arcebispo Metropolitano de Malanje, Dom Benedito Roberto, exortou hoje (sábado) os cidadãos a apoiarem a materialização das acções do Executivo, tendentes a melhoria das condições sociais dos angolanos.

  • 30/11/2019 19:29:34

    Casamento marca Dia Nacional da Pessoa idosa no Bié

    Cuito - O casal José Ndete e Delfina Ussusse, de 59 e 64 anos de idade, utentes do lar da terceira idade (Elavoko Liymwenho) há mais de três anos, na cidade do Cuito, província do Bié, contraiu o matrimónio, neste sábado, marcando, deste modo, as comemorações do dia nacional do idoso.