Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Dezembro de 2019 | 16h35 - Actualizado em 03 Dezembro de 2019 | 21h39

Furto de cabos eléctricos deixa bairro da Mapunda às escuras

Lubango - O bairro da Mapunda, arredores da cidade do Lubango, província da Huíla, está há quatro dias privado do fornecimento de energia eléctrica, devido ao furto de 300 metros de cabos condutores, supostamente perpetrado por um grupo de marginais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cabos elétricos roubados (arquivo)

Foto: Leonardo Castro

A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, pelo director do Gabinete de Comunicação e Imprensa da Delegação Provincial do Ministério do Interior da Huíla, Manuel Halaiwa, tendo precisado que esta acção dos marginais afectou trinta famílias, que ficaram sem energia eléctrica nas suas residências.

Referiu que dois dos integrantes do grupo acusado do furto estão já detidos, numa das esquadras da circunscrição.

Fez saber que os dois detidos, possivelmente, integram uma quadrilha de 15 elementos especializada em furtos de cabos eléctricos, assim como em assaltos a mão armada em estabelecimentos comerciais e a pedestres na via pública.

Disse que em posse dos dois suspeitos foi encontrado ferramenta de corte de cabos eléctricos, como alicates, cinto de segurança e luvas de trabalho, material provavelmente usado no furto.

Por sua vez, o oficial de comunicação da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) da Huíla, Wilson Haukelo, considerou a prática de furtos de cabo eléctricos um problema recorrente na região.

“Sempre que há queixa de falta de energia eléctrica numa determinada zona verificamos, quase sempre, que o problema é o furto de cabo eléctricos, cuja reposição acarreta elevados custos financeiros para a ENDE”, salientou.

O furto de cabos eléctricos tem sido prática comum na província da Huíla, principalmente na cidade do Lubango, na maior parte das vezes incentivada por comerciantes estrangeiros que compram esse material aos ladrões.

Leia também
  • 03/12/2019 20:38:54

    Polícia alerta empresas de segurança para mudança de armas

    Moçâmedes - O segundo comandante provincial da Polícia Nacional do Namibe, subcomissário Fernando António, alertou hoje, terça-feira, em Moçâmedes, às empresas segurança privada para acelerarem o processo de substituição gradual de armas de guerra por de defesa.

  • 03/12/2019 19:17:53

    Portadores de deficiências clamam por emprego

    Malanje - Responsáveis da Associação Nacional dos Cegos e Amblíopes de Angola (ANCA) e a Associação Nacional de Deficientes de Angola (ANDA) da província de Malanje defenderam hoje, terça-feira, mais oportunidades de emprego para os seus filiados.

  • 03/12/2019 13:21:19

    Duas pessoas morrem electrocutadas em Saurimo

    Saurimo - Dois cidadãos de 28 e 32 anos, respectivamente, morreram, na segunda-feira, vítimas de eletrocussão, nos bairros Txizainga I e aldeia Missão, município de Saurimo (Lunda Sul).