Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Dezembro de 2019 | 08h13 - Actualizado em 08 Dezembro de 2019 | 08h53

Governador destaca potencial turístico do Namibe

Moçâmedes- A província do Namibe é uma das mais ricas do ponto de vista turístico, capaz de atrair turistas nacionais e estrangeiros, segundo o governador Archer Mangueira.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Animais no Parque do Yona

Foto: sofer Kanguami

Turusticamente, a província é detentora do Parque Nacional do Iona, local onde se pode encontrar uma diversificada e rica fauna e flora, com destaque para a Welwitschia Mirábilis, Gramíneas e Moitas de Espinheiras.

A província é ainda detentora de um rico património cultural herdado dos povos que habitaram a região ao longo dos tempos, representado por pinturas e gravuras rupestres, muitas das quais agrupadas em estações arqueológicas, furnas e sítios históricos.

O Gabinete Provincial da Cultura controla oito monumentos históricos classificados, nomeadamente a Fortaleza de Kapangombe, Fortaleza de S. Fernando, o Palácio do Governo, a Igreja de Santo Adrião, as Pinturas de Tchitunduhulu e as instalações das Alfandegas, entre outros.

O governador, que falava durante um encontro  com  membros da sociedade civil do município do Tômbwa, destacou as  praias, deserto, património cultural, biodiversidade, terras aráveis e um potencial geológico que pode atrair qualquer visitante que passar na circunscrição.

Archer Mangueira adiantou que o Namibe tem todas as condições que do ponto de vista da sua potencialidade pode torna-la diferente e para que  tenha uma economia financeira estável.

“Para que isto seja concretizado é necessário que criemos algumas infra-estruturas: a melhoria das vias de comunicação, serviços turísticos, sistemas de abastecimento de água e de fornecimento de energia eléctrica para que os turistas possam fazer o verdadeiro turismo “, disse.

Para Archer Mangueira, a reparação das vias de comunicação é  prioridade, para a  melhoria das condições de acessibilidade entre os munícipes e os visitantes, bem como no escoamento do produto do campo para a cidade.

“ Com as estradas boas, teremos outras vantagens, pois não devemos restringir as nossas acções só na facilitação do escoamento dos produtos, mas também na promoção do turismo, pois somos uma das províncias com um potencial turístico rico e invejável, pois temos que valorizar e conservar”, acrescentou.

O governante receber informações do administrador municipal do Tômbwa, Alexandre Nyuka, que o município pretende, a partir do próximo ano,  apostar no turismo, começando com a elaboração de um Plano Directório do Turismo que está quase concluído.

Alexandre Nyuka informou que uma empresa contratada pelo Ministério do Turismo está no município a fazer a inventariação e cadastramento de todas s informações escritas e orais para se produzir um documento bem elaborado e posteriormente alavancar a actividade turística.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também