Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Dezembro de 2019 | 20h13 - Actualizado em 14 Dezembro de 2019 | 20h13

APEGADA controla mais de 500 crianças autistas no país

Luanda - Quinhentas e noventa e seis é o número de crianças autistas registadas em todo país, pela Associação Angolana de Apoio a Pessoas Autistas e Transtornos Globais de Desenvolvimento (APEGADA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

António Texeira , Presidente da APEGADA

Foto: Gaspar dos Santos

Este dado foi disponibilizado hoje, sábado, em Luanda, pelo presidente da associação, António Teixeira, a margem da realização do Natal Solidário com crianças autistas, ressaltando que deste número 423 crianças estão registadas na província de Luanda e 173 nas restantes províncias do país.

Referiu que a APEGADA conta desde esse ano com um centro de actividade ocupacional com a capacidade de albergar 60 crianças, jovens e adultos que apresentam um grau de deficiência grave e profunda, que contou com o apoio da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Salientou que trabalham apenas com voluntários, necessitando de apoio financeiro para contratar profissionais, colaboradores para melhor atenderem os associados.

António Teixeira garantiu terem o apoio financeiro de 70 mil kwanzas mensais da Fundação Ana Carolina e 100 mil kwanzas da contribuição de sete tutores, pelo facto da  maioria dos associados serem provenientes de famílias desfavorecidas e negligenciadas.

Explicou que devido a constrangimentos financeiros, o centro só abre três dias por semana, prejudicando desta forma o desenvolvimento pessoal de cada associado.

Assuntos Angola   Sociedade  

Leia também
  • 14/12/2019 17:18:33

    Governador solidariza-se com desfavorecidos da 'Aldeia Nissi' no Cunje

    Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, solidarizou-se hoje, sábado, na comuna do Cunje a sete quilómetros a norte do Cuito, com pessoas desfavorecidas confinadas na 'Aldeia Nissi', através da entrega de bens alimentares de primeira necessidade e roupa usada, no quadro do Natal Solidário.

  • 14/12/2019 16:45:08

    Trabalhadores exigem melhorias sociais

    Luanda - Uma marcha de protesto, para exigir a melhoria das condições sociais, decorreu este sábado, em seis províncias do país, sob iniciativa da UNTA Confederação Sindical.

  • 14/12/2019 15:20:52

    Ministra de Estado quer Natal Solidário como acção diária

    Luanda - A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, afirmou, neste sábado, em Luanda, que o Natal Solidário deve se multiplicar a nível do país em acções diárias de pessoas e instituições.