Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

09 Dezembro de 2019 | 16h15 - Actualizado em 09 Dezembro de 2019 | 17h11

Agentes comunitários de Camacupa são capacitados

Cuito - Cento e cinquenta agentes comunitários do município de Camacupa, província do Bié, participam desde hoje, segunda-feira, numa acção formativa sobre a importância do registo de nascimento, prevenção de doenças e preservação do património público.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com duração de 15 dias, a actividade está inserida no Programa de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) e é promovida pela Administração Municipal de Camacupa.

Durante o curso, os participantes vão ainda abordar questões ligadas à agricultura e seus benefícios, reconhecimento de sinais de doenças como a malária, infecções diarreicas, VIH/SIDA, tuberculose, bem como programas do sector do ensino.

Ao falar no acto de abertura do encontro, a administradora municipal de Camacupa, Alcida Camatele, apelou aos agentes comunitários para continuar a influenciar as famílias a participarem, activamente, na resolução dos problemas das comunidades.

Questões como melhoria do saneamento básico, preservação do meio ambiente, entre outros, afirmou, devem contar com a resposta das comunidades, com o auxílio de pessoas treinadas (agentes).

Os agentes comunitários, salientou, são os parceiros do Estado nas comunidades mais recônditas e têm a missão de promover comportamentos e atitudes positivas das pessoas, com o intuito de preservar o meio natural e os empreendimentos sociais erguidos nas zonas rurais.

Para a administradora, os agentes comunitários exercem um papel preponderante na implementação de acções de combate à desertificação e à seca, na sensibilização de assuntos como a saúde sexual reprodutiva, a alfabetização e o controlo das epidemias, entre outras temáticas.

O Programa de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) começou a ser implementado este ano no município de Camacupa, que tem uma população estimada em mais de 154 mil habitantes.

Leia também
  • 09/12/2019 16:11:53

    Cidadela recebe primeiros 200 alunos em 2020

    Matala - O projecto Cidadela Jovem do Sucesso, implantado no município da Matala, na Huíla, começa a receber, em Janeiro de 2020, os primeiros 200 alunos para formação técnico-profissional nas especialidades de agricultura, serralharia, carpintaria, informática e electricidade.

  • 04/12/2019 18:59:15

    The Halo Trust retoma desminagem no Bié

    Cuito - A operadora britânica de desminagem The Halo Trust anunciou hoje, quarta-feira, na cidade do Cuito, que vai retomar dia cinco deste mês os trabalhos de desminagem na província do Bié, depois de três anos de suspensão, por motivos financeiros.

  • 30/11/2019 23:49:59

    Mais de 300 fiéis formados em matéria de tratamento de resíduos

    Luanda - Trezentos e vinte fiéis ligados a paróquia da Nossa Senhora de Lourdes foram formadas hoje (Sabado), em Luanda, em matéria de valorização de resíduos e poluição marinha, para melhor tratarem o lixou no bairro Honga (Município de Talatona).