Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Dezembro de 2019 | 06h02 - Actualizado em 11 Dezembro de 2019 | 07h00

Recadastramento dos antigos combatentes reinicia nesta quinta-feira

Mbanza Kongo- O processo de recadastramento e prova de vida dos antigos combatentes e veteranos da Pátria tem o seu reinício previsto para esta quinta-feira, em Luanda, devendo estender-se para o resto do país, a partir do primeiro trimestre de 2020.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade".

Foto: Arquivo(Angop)

O anúncio foi feito terça-feira, em Mbanza Kongo, pelo ministro do pelouro, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.

Este processo teve o seu início a 26 de Agosto do ano em curso, em Malange, e suspenso em Setembro último, por falta de condições técnicas e materiais, que João Ernesto dos Santos espera estarem devidamente criadas no decorrer do primeiro trimestre do próximo ano.

Neste momento, disse, estão recadastrados mais de 40 mil antigos combatentes e veteranos da pátria em cinco províncias do país, frisando que a previsão, para todo o país, é o registo de pelo menos 162 mil assistidos, que actualmente constam da base de dados do seu Ministério.

Explicou que o seu sector excluiu dos seus dados um universo de 12 mil antigos combatentes e veteranos da Pátria, por não reunirem os requisitos exigidos por lei e, em consequência disso, deixarão de receber a pensão de mérito paga pelo seu organismo.

Para João Ernesto dos Santos “Liberdade”, o Ministério só poderá avançar com novas propostas de um possível aumento da pensão atribuída aos antigos combatentes e veteranos da pátria, actualmente estipulada em 23 mil Kwanzas, após a conclusão do processo de recadastramento destes.

O ministro concluiu uma visita de trabalho de 24 horas ao Zaire, onde constatou o funcionamento do seu pelouro e ofereceu duas embarcações e um tractor a cooperativas integradas pelos seus assistidos.

Leia também
  • 11/12/2019 10:50:16

    Mbanza Kongo com novo sistema de abastecimento de água

    Mbanza Kongo - A entrada em funcionamento do novo sistema de abastecimento de água potável para a cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, vai melhorar as condições de salubridade e reduzir as doenças de foro hídrico.

  • 10/12/2019 19:48:00

    Brigadistas concluem formação sobre extinção de incêndios

    Mbanza Kongo - Vinte e quatro brigadistas (gasolineiros) afectos a postos de abastecimento de derivados de petróleo no município do Soyo, província do Zaire, concluíram, nesta terça-feira, uma acção formativa sobre a extinção de incêndios de pequenas proporções em bombas de combustíveis.

  • 10/12/2019 08:46:27

    Detidos cidadãos acusados de violar adolescente

    Mbanza Kongo - Dois cidadãos acusados de violação sexual de uma jovem de 19 anos de idade, na aldeia de Nkunga a Paza, arredores da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, foram detidos na noite de domingo.