Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Março de 2019 | 21h10 - Actualizado em 08 Março de 2019 | 21h09

Munícipes exortados a participar na limpeza das comunidades

Uíge - Os cidadãos moradores na província do Uíge foram exortados a participar activamente nas campanhas de limpeza e saneamento dos bairros, para a prevenção de doenças, segundo recomendação saída do primeiro Conselho de Auscultação das Comunidade de 2019, orientado pelo governador Pinda Simão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo um documento da reunião, o apelo deve-se ao facto de principalmente a capital da província enfrentar problemas de recolha e tratamento do lixo, por falta de empresas para o feito, associada à  questão do surto de cólera que vitimou alguns cidadãos.

O encontro foi realizado com o objectivo de auscultar a população sobre os problemas que a aflige e encontrar soluções em conjunto.

Durante o fórum analisou-se a situação dos investimentos públicos, estado das infraestruturas rodoviárias e integradas, saneamento básico, quadro actual da cólera e distribuição de medicamentos, processo de transição de categorias dos funcionários públicos, projectos de expansão da rede de água e de eletricidade, entre outros assuntos esclarecidos pelos responsáveis provinciais.

Pinda Simão considerou que “os problemas no Uíge não são apenas do Governo, de um partido,  nem dos directores, são de todos, afirmando que a resolução dos mesmos exige o engajamento de todas as franjas da sociedade”, daí, justificou, a  realização do encontro para a busca conjunta de soluções para as dificuldades vividas.

O governador apelou aos gestores públicos  para que tenham mais contacto com a população, auscultando as preocupações para a busca de saídas conjuntas.

Neste primeiro Conselho de Auscultação da Comunidade de 2019 participaram representantes da sociedade civil, autoridades tradicionais e eclesiásticas, membros de organizações não-governamentais, responsáveis de bairros, entre outras entidades.

Leia também
  • 08/03/2019 20:38:27

    Reconhecido papel da mulher angolana no desenvolvimento do país

    Uíge - O papel desempenhado pela mulher angolana para o desenvolvimento do país nos vários sectores e o sacrifício consentido para à conquista da independência nacional foi reconhecido, hoje, sexta-feira, pelo director do Gabinete de Desenvolvimento Economico do Governo do Uíge, Joaquim Gimbe, no acto provincial alusivo ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

  • 08/03/2019 19:25:20

    Huíla: Jovem detida por abandonar filha em lixeira na Matala

    Lubango - Uma jovem de 19 anos de idade foi detida hoje (sexta-feira), pela Polícia Nacional na província da Huila, por ter abandonado, quinta-feira, o seu filho recém-nascido, ainda com vida, numa lixeira, no município da Matala.

  • 08/03/2019 05:24:26

    Cidadão detido em posse de 100 quilogramas de liamba

    Dondo - Um cidadão de 32 anos foi detido, quarta-feira última, pela Polícia Nacional no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, após ser sido autuado a transportar 100 quilogramas de liamba num camião contentorizado, com destino a capital do país (Luanda).