Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Março de 2019 | 22h06 - Actualizado em 16 Março de 2019 | 00h31

Deslizamento de terra mata garimpeiros de ouro no Chipindo

Lubango - Pelo menos 13 pessoas morreram após deslizamento de terras em minas de exploração artesanal de ouro na região de Capembe, município de Chipindo, 456 quilómetros a norte do Lubango, província da Huíla.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Área de exploração de ouro no Chipindo

Foto: José Filipe

Trata-se de uma tragédia que ocorre pela segunda vez em menos de duas semanas na região envolvendo, entre as vítimas, uma cidadã de 45 anos, um idoso de 78 anos e restantes jovens professores e desempregados.

O município possui duas áreas propensas para exploração ilegal de ouro, mas os garimpeiros optam pela de Capembe, por estar mais próxima da sede municipal, cerca de 20 quilómetros.

Em declarações à Angop, a partir do local onde continuam a decorrer as buscas, o administrador municipal de Chipindo, Hélder Lourenço, disse que até agora estão confirmados 13 mortos, cujos corpos já estão na morgue do hospital municipal, entretanto, ainda não reivindicados.

Explicou que os garimpeiros aproveitaram-se do período nocturno em que os agentes policiais se ausentaram do local, para explorar de forma ilegal, tendo sido surpreendidos por um deslizamento de terra, em face as fortes chuvas que caem na região.

Paralisado há 40 anos, a exploração de ouro no município de Chipindo, retoma este ano, finda as prospecções em 2017, pela mineira Demang-SA numa área de 67 mil hectares.

Com uma superfície territorial de três mil e 898 quilómetros quadrados, o município de Chipindo, que dista 456 quilómetros a norte do Lubango, tem uma população estimada em 64.714 habitantes, correspondendo a uma densidade de 17 habitantes por quilómetro quadrado.

Leia também
  • 13/03/2019 21:13:03

    Identificadas seis vítimas do acidente da Humpata

    Lubango - Seis das oito vítimas fatais do acidente de viação ocorrido hoje, quarta-feira, no município da Humpata, província da Huíla, já foram reconhecidas até ao princípio desta noite pelos seus familiares.

  • 13/03/2019 19:05:15

    Despiste de viatura na Humpata causa oito mortos

    Lubango - Oito pessoas morreram na madrugada desta quarta-feira, em consequência de um despiste de uma viatura, na comuna da Palanca, município da Humpata, na Huíla, na estrada nacional Nº 180.

  • 10/03/2019 17:16:02

    Capelongo estende sistema de electricidade às comunidades rurais

    Matala - A Administração comunal de Capelongo, no município da Matala, província da Huíla, está a desde Fevereiro a desenvolver um programa de extensão da rede de energia eléctrica e água potável às comunidades rurais.