Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Março de 2019 | 17h56 - Actualizado em 15 Março de 2019 | 17h56

UNTA-CS preocupada com índice de desemprego no país

Luanda - A União Nacional dos Trabalhadores Angolanos - Confederação Sindical (UNTA-CS) está preocupada com as mais 100 mil pessoas desempregadas e sem qualquer tipo de protecção social do Estado que estima existirem no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esta preocupação foi manifestada hoje (sexta-feira) pelo secretário-geral da UNTA-CS, Manuel Viage, frisando que o desemprego desencadeia graves problemas sociais, fomenta a instabilidade social, enfraquece as instituições públicas e limita o pleno exercício das liberdades e direitos políticos dos cidadãos.

O dirigente sindical fez saber que 2018 é considerado o ano em que ocorreram maiores despedimentos, abrangendo os sectores do comércio, serviços, transportes rodoviários, comunicação, construção civil, indústria transformadora e de bebidas, bem como na agricultura e pescas.

Para por cobro a esta situação, esta instituição sindical tem trabalhado para que os empreendedores possam continuar  a implementar os seus projectos empresariais.

O secretário-geral da UNTA-CS acrescentou que têm reivindicado junto do Governo a   criação de políticas públicas de protecção social para os cidadão que são afastados do serviço por razões disciplinares.

Manuel Viage falava durante a abertura da V Reunião do Conselho Confederal, que decorre no município de Viana.

Durante esse encontro os associados vão debater sobre a Acta da IV reunião do Conselho Confederal, aprovar os relatórios da comissão executiva nacional e de contas do exercício fiscal, controlo e disciplina, bem como os planos de actividades do conselho fiscal, controlo e disciplina referente ao ano de 2018.

Leia também
  • 15/03/2019 16:14:45

    BP disponibiliza USD 580 mil para o programa de estágio profissional

    Luanda - Quinhentos e oitenta mil dólares americanos é o valor financiado pela British Petroleum (BP) Angola para o Programa de Estágio Profissional e Comunitários para Jovens Universitários da ONG Development Workshop (DW), edição 2019.

  • 15/03/2019 16:12:14

    Bombeiros do Moxico aperfeiçoam técnicas de resgate

    Luena - Efectivos dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) do Moxico aperfeiçoaram nos últimos sete dias, na cidade do Luena, os conhecimentos sobre técnicas de resgate e salvação para melhorar o desempenho no exercício das suas funções.

  • 15/03/2019 14:56:12

    Vila de Buco Zau completa 62 anos

    Cabinda - A Vila de Buco Zau, cerca de 120 quilómetros a Norte de Cabinda, completa hoje (sexta-feira) 62 anos desde que a 15 de Março de 1957, por portaria da então administração colonial portuguesa, ascendeu à categoria de vila.