Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Abril de 2019 | 15h39 - Actualizado em 03 Abril de 2019 | 15h39

Desemprego entre jovens estimula criminalidade na Lunda Sul - PN

Saurimo - A alta taxa de desemprego entre os jovens da Lunda Sul está na origem da onda de criminalidade nesta parcela do país, revelou hoje (quarta-feira) o director do gabinete de informação e análise do Comando Provincial local da Polícia Nacional, superintendente António Kacumba.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop na cidade de Saurimo, no quadro das actividades desenvolvidas no primeiro trimestre deste ano, o oficial sublinhou que neste período registaram-se 696 crimes diversos (menos cinco em relação ao igual período anterior), dos que 514 esclarecidos (menos 2 em relação ao igual período anterior), o que corresponde a uma operatividade na ordem de 73 porcento.

Explicou que foram detidos 507 pessoas (-60), cujos crimes assentam em roubo, furto, violação, homicídio voluntário e ofensas corporais voluntárias.

Segundo António Kacumba, a situação de segurança pública na província é calma.

Avançou que outros crimes que preocupam as autoridades policiais têm a ver com crimes económicos ou financeiros, exploração ilegal de diamante e outros conexos.

António Kacumba disse que durante o período em análise a média diária foi de (7,7) crimes, tendo apontado a falta de iluminação pública em alguns bairros periféricos, que tem influenciado a onda de criminalidade e dificultado as acções policiais.

Por outro lado, no capítulo dos acidentes de trânsito, durante o período em análise registou 160 (mais 25 em relação ao período anterior), destes resultaram em 16 mortos (+07) mortos, 34 feridos (+19) e danos materiais avaliados em 24 milhões 422 mil 468 Kwanzas.

Explicou que a natureza de acidentes consubstancia-se em atropelamentos, choques entre veículos automóveis e velocípedes com ou sem motor e despistes, os dias da semana que mais registaram incidentes foram de terças-feiras, quartas-feiras, sábados e aos domingos, nos períodos das 12 horas as 18 as 00horas.

Para atenuar a situação, a Delegação Provincial do MININT/ Lunda Sul, através da Direcção de Viação e Trânsito, está a desenvolver acções de sensibilização rodoviária, com destaque a encontros comunitários nos bairros Candembe, Txizainga e Manauto, considerados de maior movimentação automóvel, despertando os automobilistas e a população sobre os cuidados na via pública.

No âmbito da proximidade policial foram colocados dísticos nas principais vias da cidade de Saurimo, onde se apela ao uso do capacete, prudência na condução e o respeito do Código de Estrada.

Fez saber que os Serviços de Segurança da Delegação Provincial do MININT, no âmbito das operações transparência e resgate, que visa aumentar o sentimento de segurança pública, resgatar a autoridade do Estado, através de operações de buscas dirigidas, desmantelou oito grupos de marginais.

No quadro das mesmas operações, foram detidas 686 pessoas por diversos crimes, recuperação de duas armas de fogo de tipo AKM e igual número de pistolas do tipo Jericho e Carl Walter.

Leia também
  • 03/04/2019 14:47:12

    Unidades sanitárias beneficiam de material gastável

    Malanje - Várias quantidades de material gastável hospitalar foram doadas terça-feira ao governo de Malanje, para acudir as necessidades de algumas unidades sanitárias de referência, numa iniciativa de três institutos técnicos privados de saúde.

  • 03/04/2019 14:35:04

    Famílias do bairro Luari beneficiam de água potável

    Saurimo - Cinco mil famílias do bairro Luari, no município de Saurimo (Lunda Sul), beneficiam desde hoje (quarta-feira), de um centro de distribuição de água potável, com capacidade de armazenar 60 mil litros captada a partir de um processo alimentado por furo artesiano.

  • 03/04/2019 14:31:27

    Representante da ONU reconhece apoio de Angola as vítimas de Idai

    Luanda - O apoio prestado por Angola as vítimas do ciclone Idai, que atingiu a região centro Moçambique, Malawi e Zimbabwe dia 14 de Março desse ano, envolvendo meios financeiros, humanos e logísticos, foi hoje (quarta-feira) reconhecido pela Representante Permanente de Angola Junto da ONU, Maria de Jesus Ferreira.