Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Abril de 2019 | 14h35 - Actualizado em 03 Abril de 2019 | 14h34

Famílias do bairro Luari beneficiam de água potável

Saurimo - Cinco mil famílias do bairro Luari, no município de Saurimo (Lunda Sul), beneficiam desde hoje (quarta-feira), de um centro de distribuição de água potável, com capacidade de armazenar 60 mil litros captada a partir de um processo alimentado por furo artesiano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O sistema de água, inaugurado pelo governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, comporta quatro chafarizes, com igual número de ligações domiciliares cada e duas lavandarias, e foi construído no âmbito do programa "Água para Todos".

Na ocasião, o regedor do bairro Luari, Fernando Miguel, manifestou-se satisfeito com a inauguração do sistema de água, visto que a população  acarretava nos rios e cacimbas e não tinham qualquer projecto social na zona.

“Esperamos que depois deste projecto venham outros, com destaque para os da saúde, educação, energia eléctrica e registo civil, no intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos habitantes”, sublinhou.

Por seu turno, o administrador municipal de Saurimo, Neves Romão, apelou os habitantes daquela localidade, no sentido de cuidarem e preservarem os empreendimentos colocados a disposição, para conhecerem a sua durabilidade e servir as futuras gerações.

O Bairro Luari, 15 quilómetros da sede capital de Saurimo, tem uma população de 12 mil 700 habitantes, maioritariamente camponesa.

O programa "Água para Todos" também está implementado nos bairros Txizainga I, Terra Nova, Bairro Juventude e Camanhundo e estão orçados em 180 milhões de Kwanzas.

No mesmo âmbito, uma escola primária de 12 salas de aula com capacidade para albergar oito mil alunos, distribuídos pelos turnos da manhã e tarde, foi inaugurado no bairro Manauto, município de Saurimo (Lunda Sul), pelo governador provincial, Daniel Neto.

Leia também
  • 03/04/2019 14:31:27

    Representante da ONU reconhece apoio de Angola as vítimas de Idai

    Luanda - O apoio prestado por Angola as vítimas do ciclone Idai, que atingiu a região centro Moçambique, Malawi e Zimbabwe dia 14 de Março desse ano, envolvendo meios financeiros, humanos e logísticos, foi hoje (quarta-feira) reconhecido pela Representante Permanente de Angola Junto da ONU, Maria de Jesus Ferreira.

  • 03/04/2019 14:20:22

    População do Cuale ganha salas de aulas e posto médico

    Malanje - A população da comuna do Cuale, município de Calandula, conta desde segunda-feira com quatro novas salas de aulas para o ensino primário e um posto médico, inaugurados pelo governador de Malanje, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa".

  • 03/04/2019 01:19:17

    Incêndios com danos de mais seis milhões de kwanzas

    Lubango - Seis milhões, 999 e 300 Kwanzas é o valor dos danos matérias causados por 12 incêndios de pequenas e médias proporções registados no primeiro trimestre do ano, na província da Huíla, menos oito em relação ao igual período anterior.