Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Abril de 2019 | 14h15 - Actualizado em 15 Abril de 2019 | 14h15

Cuanza Sul: Socobenezer assume recolha de lixo no Porto Amboim

Porto Amboim - A gestão e recolha do lixo na cidade do Porto Amboim, município com o mesmo nome, província do Cuanza Sul, passa a ser da responsabilidade da empresa Socobenezer, fruto de um contrato celebrado hoje com a Administração Municipal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O documento, valido para seis meses e avaliado em 40 milhões e.500 mil Kwanzas, visa a recolha dos resíduos sólidos em 24 focos  na cidade e zona periférica, com uma força de trabalho de 35 homens.

A Socobenezer, segundo o contrato, vai construir, a cerca de sete quilómetros da cidade, uma lixeira com controlo de sanidade a céu aberto e uma bacia de retenção para prevenir a contaminação do solo.

O contrato reza ainda que a população deve depositar o lixo das 17 horas às seis da manhã nos pontos identificados e a recolha será feita por três camiões basculantes.

O administrador municipal em exercício, António Eusébio, disse que “este novo modelo de recolha do lixo vai permitir que a cidade e a periferia estejam limpas e o resultado será o bem-estar dos seus habitantes.”

Avançou que vão ser recrutados e formados, ainda esta semana, alguns fiscais ambientais, para darem cumprimento às obrigações contratuais.

O responsável da empresa, Horácio Albino Portugal, valorizou o contrato e augura que o mesmo seja cumprido e fiscalizado pela administração municipal, de tal forma que se devolva a qualidade de vida aos habitantes.

Assinaram o contrato o administrador municipal do Porto Amboim em exercício, António Eusébio, e o responsável da empresa, Socobenezer, Horácio Albino Portugal.

O governador provincial do Cuanza Sul, Job Castelo Capapinha, que presenciou o acto, prometeu regressar ao Porto Amboim, dentro de 20 dias, para constatar a recolha dos resíduos sólidos e a limpeza na cidade.

Este é o segundo contrato assinado este ano pelas autoridades locais, que visa a recolha e gestão dos resíduos sólidos. O primeiro foi celebrado entre a Administração Municipal do Sumbe e a empresa JMBO.

Leia também
  • 15/04/2019 13:37:05

    Cuanza Sul: Reaberto Hospital Pediátrico do Sumbe

    Sumbe - O Hospital Pediátrico so Sumbe, encerrado desde o passado dia seis de Março, em consequência das chuvas, foi reaberto sábado, depois de um trabalho efectuado pela Comissão Provincial de Protecção Civil.

  • 09/04/2019 18:42:33

    Governo quer reabertura do Hospital Pediátrico do Sumbe

    Sumbe - O governo provincial do Cuanza Sul orientou hoje, na cidade do Sumbe, a comissão local de Protecção Civil e Bombeiros a sugar as águas das chuvas concentradas no Hospital Pediátrico, com vista a sua reabertura e atendimento aos pacientes

  • 08/04/2019 17:48:21

    Assinado contrato para recolha de lixo no Sumbe

    Sumbe - Um contrato para a gestão e recolha de lixo na cidade do Sumbe foi assinado hoje, nesta cidade, entre a Administração local e a empresa privada JMBO.