Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Abril de 2019 | 11h16 - Actualizado em 19 Abril de 2019 | 11h16

Parte da cidade de Saurimo sem energia eléctrica

Saurimo - Parte da cidade de Saurimo, sede provincial da Lunda Sul, está sem energia eléctrica devido a trabalhos de manutenção da Barragem Hidroeléctrica do Chicapa, que vão durar três mêses.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Hidrochicapa restringe energia eléctrica em Saurimo

Foto: Pedro Parente

Dos 16 megawatts que a Barragem produz, quatro vão para Saurimo, fornecendo energia eléctrica no centro da cidade e 12 para a Sociedade Mineira de Catoca, a maior empresa diamantífera do país.

Com os trabalhos de manutenção, estão disponíveis apenas 10.5 megawatts, sendo oito para a Sociedade Mineira de Catoca e 2.5 para Saurimo, segundo fez saber sexta-feira o director da Hidrochicapa, empresa responsável pela gestão da barragem, Kabaca Nzimba.

Localizado no centro da região leste de Angola, com cerca de 537 mil e 587 habitantes, o município de Saurimo (sede da província) conta, para além da energia proveniente da barragem do Chicapa, com duas centrais térmicas com uma potência de 13 megawatts, enquanto o Cacolo e o Muconda possuem grupos geradores com cinco megawatts cada.

Para aumentar a capacidade de fornecimento de energia em Saurimo, está em fase de conclusão a construção de duas centrais térmicas nos bairros Txicumina e Nhama, de 19.6 e 20 megawatts, respectivamente.

Com a entrada em funcionamento das referidas centrais, previstas para o primeiro semestre do ano em curso, o município passará a contar com um total de 56 megawatts.

Actualmente, a nível da província, 11 mil e 642 habitantes beneficiam de energia eléctrica.

 

Leia também
  • 19/04/2019 02:00:19

    Ex-ministro da Juventude de S.Tomé enaltece inicativas do governo

    Luena - O antigo ministro da Juventude e Desportos de São Tome e Príncipe, Marcelino Sanches, enalteceu hoje, quinta feira, no Luena (Moxico), as iniciativas do governo proivnial que visam criar oportunidades para o emprego dos jovens de vários extractos sociais.

  • 18/04/2019 23:54:09

    População de Mataba Dondo ganha posto de saúde

    Lucala - Um posto de saúde com capacidade para atender diariamente mais de 30 doentes foi inaugurado nesta quinta-feira, na aldeia de Mataba Dondo, comuna de Quiangombe, município do Lucala, Cuanza Norte, no âmbito do programa de melhoria dos serviços de saúde a nível da circunscrição.

  • 18/04/2019 22:03:56

    Centro integrado comunitário do Ludy II será reabilitação

    Caxito - O centro integrado comunitário da cooperativa Agro-Pecuária e Pesca do Ludy II, no município do Dande, província do Bengo, paralisado há mais de dois anos, será reabilitado brevemente, anunciou hoje, quinta-feira, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Fernanda Inglês.