Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Abril de 2019 | 15h37 - Actualizado em 20 Abril de 2019 | 15h34

Populares questionam qualidade da àgua em Ondjiva

Ondjiva- A qualidade da água que está a jorrar nas torneiras na cidade de Ondjiva, província do Cunene, nos últimos dias, está a causar questionamentos por partes dos consumidores, devido a colaboração castanha que apresenta.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Retrato de água

Foto: Leonardo Castro

Água é turva, apresenta cor castanha e gera comoção por parte dos consumidores, aventado a possibilidade, que o seu consumo possa provocar certas doenças.

Em declarações a Angop, a dona de casa, Josefina Ndeteleni, disse que a água fornecida tem causado dificuldade na preparação dos alimentos, lavagem de roupa branca e para beber, optando na compra de água mineral sobretudo para as crianças.

O funcionário público Roberto Jorge acredita que o consumo dessa água nestas condições pode causar doenças.

Quem mostra a mesma preocupação é, o jovem, Domingos Januário, referindo que desde que surgiu a situação faz recurso a água do poço subterrâneo (cacimba), que está incolor e boa para o consumo.

Segundo o director da Empresa de Água no Cunene, Fernando João Cunha, a água distribuídas aos consumidores contínua ser potável e tratada, a cor que ganhou não influenciou na sua qualidade.

Esclareceu que o rio Cunene, de onde vem água nasce na província do Bié e passa pelo Huambo, onde se registam grandes chuvas nos últimos dias e dai trazer consigo através do caudal lixo.

A Empresa de água no Cunene controla cinco mil e 254 consumidores.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 20/04/2019 12:27:17

    Cunene: Mais de cinco mil famílias afectadas no Curoca

    Ondjiva - Pelo menos cinco mil e 474 famílias estão afectadas com a seca no município do Curoca, um dos mais visados da província do Cunene, desde que se despoletou este fenómeno esta última vez, de Outubro de 2018 até ao presente momento do mês de Abril.

  • 20/04/2019 12:19:15

    Cunene: Cahama vai "construir" 27 furos de água

    Ondjiva - Vinte sete furos de água serão abertos até ao final deste ano no município da Cahama, província do Cunene, para mitigar o impacto da seca na população, informou hoje, sábado, a administradora local, Maria de Lourdes de Oliveira.

  • 15/04/2019 18:57:11

    Casos de violência contra criança reduzem no Cunene

    Ondjiva- Treze casos de violência contra crianças foram registados pelo Instituto Nacional da Criança (INAC) do Cunene durante o primeiro trimestre de 2019, contra 99 do igual período anterior.