Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Abril de 2019 | 17h49 - Actualizado em 25 Abril de 2019 | 17h46

Moxico: Guarda Fronteira aborta tráfico de combustível

Luena - Seis mil, 250 litros de gasolina foram apreendidos hoje, pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF), no rio Mussuma, município fronteiriço dos Bundas, 356 quilómetros a sul da cidade do Luena.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Porta-voz do Comando Provincial da Policia Nacional no Moxico, Inspector Alberto Pacheco

Foto: David Dias

Ao falar à imprensa, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional (PN), inspector chefe Alberto Pacheco, explicou que essa apreensão aconteceu quando efectivos da PGF cumpriam uma missão de patrulha ao longo do rio Mussuma e se depararam com alguns cidadãos que carregavam bidões de gasolina.

Prosseguiu que ao verem a PGF, os indivíduos puseram-se em fuga, mas que depois de 40 quilómetros foram alcançados e detidos pelas forças policiais.  

Alberto Pacheco informou que a acção da polícia resultou, igualmente, na detenção de dois cidadãos angolanos que transportavam combustível destinado a República da Zâmbia.

A proprietária da embarcação, Tânia Sonha, alegou ter adquirido a gasolina para abastecer a sua canoa para levar a sua irmã, que se encontrava doente, para tratamento na Zâmbia.

De acordo com o porta-voz, a PN continua a realizar acções de sensibilização ao longo da orla fronteiriça no sentido de colaborar na denúncia destes actos.

Referiu que o trabalho de segurança e protecção levado a cabo pela PGF ao longo da linha fluvial tem sido dificultado devido a grande extensão e difícil acesso do rio Mussuma, que conflui com outros rios da região.

Por sua vez, o comandante da PGF nos Bundas, superintendente Baptista Bumba, solicitou ao Minint a aquisição de barcos novos e sofisticados para auxiliar nos trabalhos de fiscalização ao longo da fronteira fluvial e considerou que essa apreensão só foi possível devido a uma denúncia dos munícipes.

A província do Moxico, partilha 1.077 quilómetros de fronteira com as vizinhas República Democrática do Congo (330) e República da Zâmbia (747).

Leia também
  • 24/04/2019 16:12:19

    Acidentes de viação provocam vinte e duas mortes em três meses

    Saurimo - Vinte e duas pessoas morreram e 175 outras ficaram feridas em consequência de 160 acidentes registados pela Direcção Provincial de Viação e Trânsito da Lunda Sul, no primeiro trimestre deste ano, menos três mortes em relação ao igual período de 2018.

  • 24/04/2019 14:26:36

    População de Cameia ganha centro social multifuncional

    Lumege - A população do município da Cameia, província do Moxico, conta a partir de hoje, quarta-feira, com um centro social multifuncional, pertença da Igreja Católica, onde serão ministrados cursos de informática, aulas de alfabetização e de nutrição infantil.

  • 24/04/2019 07:48:56

    INEFOP insere 40 jovens no mercado de emprego na Lunda Sul

    Saurimo - Quarenta jovens conseguiram o primeiro emprego na Lunda Sul, no primeiro trimestre deste ano, através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).