Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Maio de 2019 | 12h52 - Actualizado em 16 Maio de 2019 | 12h52

Inexperiência dos progenitores afecta negativamente os filhos

Huambo - A inexperiência de alguns progenitores sobre as suas responsabilidades paternais está a afectar negativamente, na província do Huambo, os filhos destes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com a educadora social Aldina Sicato, que falava hoje, quinta-feira, na palestra sobre o contributo da família na moralização da sociedade, esta  inexperiência resulta na irresponsabilidade das famílias cumprir com os seus deveres na educação adequada dos filhos.

Apontou a gravidez precoce como a principal causa que tem transformado, nesta província, os jovens em progenitores, sem antes adquirirem a experiência necessária.

Além desta causa, apontou a má preparação para o casamento e os casamentos prematuros como outros motivos que tornam os progenitores alheios às suas responsabilidades.

Segundo Aldina Sicato, estas situações impedem que as famílias se resignem do cumprimento dos seus deveres fundamentais, enquanto núcleo vital da sociedade.

Como consequência, disse, as famílias não conseguem transmitir valores e princípios  que concorrem para uma educação sólida dos seus filhos, para que sejam verdadeiros promotores da harmonia e desenvolvimento social.

Por isso, apelou o reforço das políticas de combate à gravidez e casamentos precoces,  de modo a se promover famílias responsáveis e pró-activas na educação dos seus filhos, com vista a se transformarem em cidadãos úteis na promoção de uma convivência social salutar nas comunidades.

Afirmou que os desafios que visam a moralização e estabilização da sociedade dependem, fundamentalmente, do comprometimento dos pais e encarregados de educação em construir famílias estáveis, através da aposta na educação dos seus filhos.

A palestra visou celebrar o Dia Internacional da Família, assinalado na quarta-feira.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 14/05/2019 13:12:30

    Consumo de água potável será pré-pago

    Huambo - A empresa de águas e saneamento da província do Huambo vai instalar, a partir deste ano, contadores pré-pagos, no sentido de permitir maior controlo no processo de facturação.

  • 13/05/2019 22:47:08

    CVA mobiliza recursos para recuperação da sua mística

    Huambo - A Cruz Vermelha de Angola (CVA) trabalha na mobilização de recursos financeiros para a execução de projectos sociais que possam garantir a recuperação da sua mística, como organização humanitária.

  • 13/05/2019 22:15:33

    Consumo de energia no Huambo abaixo da capacidade disponível

    Huambo - A província do Huambo está a consumir, desde Abril, 56 megawatts de energia eléctrica proveniente da barragem hidro-eléctrica do Laúca, na província de Malanje, de um total de 70 megawatts disponíveis.