Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Maio de 2019 | 06h59 - Actualizado em 13 Maio de 2019 | 06h58

Rádio Ecclesia emite oficialmente no Cunene

Ondjiva - A Rádio Ecclesia, emissora católica de Angola, deu início sábado, em Ondjiva, a emissão na província do Cunene, através de um emissor de frequência modelada (FM) 97,5, que conta com um raio de acção de 80 quilómetros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Enquadrado no âmbito da extensão do sinal da Rádio Ecclesia, a emissora de Ondjiva torna-se na 12ª no país e vai trabalhar 24 horas por dia, com uma grelha de programação composta por temas religiosos, informativos, entretimento, entre outros.

Na ocasião, o director da Rádio Ecclésia no Cunene, Gaudêncio Félix, disse que a estação dispõe de seis profissionais numa primeira fase, comporta dois estúdios, cabine de emissão, sala de redacção, de emissor e arquivo e gabinete do director.

O lançamento do sinal da rádio no Cunene coube ao bispo da Diocese de Ondjiva, Pio Hipunhati, durante a qual referiu que a emissão da rádio ecclésia vai permitir maior pluralidade de opiniões sobre os variados assuntos da região e do país, assim como servirá de veículo de transmissão de conhecimentos sobre a evangelização.

Sublinhou a importância deste instrumento para a actividade da igreja, porque em seu entender contribuirá para a elevação da informação as comunidades, difundindo igualmente os valores fundamentados do humanismo.

Por seu torno, o Núncio Apostólico em Angola, Petar Rajic, manifestou a alegria pela concretização da expansão da rádio, depois de vários e longos anos de batalha para que a  mensagem evangélica e outras estivessem ao alcance das comunidades.

Petar Rajic enfatizou o uso das tecnologias modernas como a internet, rádio e televisão como fundamentais para expansão da mensagem evangélica a todas comunidades, permitindo deste modo a educação cristã e a edificação do homem novo.  

Fundada em 1955, a Rádio Ecclesia manteve a emissão nacional em várias frequências até 1978, ano em que foi impedida de o fazer ainda no rescaldo da violência relacionada com o 27 de Maio de 1977, tendo todos os seus bens sido confiscados e nacionalizados.

A Rádio Ecclesia foi reaberta em 1999, mas apesar da licença (alvará) ser semelhante à anterior, os equipamentos de onda média e onda curta estavam obsoletos, impedindo-a de retomar  a emissão normal para os quatro cantos de Angola.

Desde a reabertura, a igreja Católica pretendia reinstalar os emissores e retransmissores do sinal em F.M pelo resto do país, como consta do conhecido “Projecto de Expansão do Sinal da Rádio Ecclesia”, apresentado ao Ministério da Comunicação Social e ao Instituto Nacional de Comunicação (INACOM), que permitiu, em 2001, a instalação de emissores e estúdios em todas as Dioceses de Angola.

Entretanto, o Presidente da República garantiu a 8 de Janeiro de 2018, durante a primeira conferência de imprensa desde que tomou posse, que a extensão do sinal da Rádio Ecclesia para todo o país, uma das mais antigas reivindicações na área da comunicação social em Angola, não terá qualquer obstáculo por parte do Governo.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 12/05/2019 22:41:25

    Diocese de Menongue conta com novo bispo

    Ondjiva - O novo Bispo da Diocese de Menongue (Cuando Cubango), Dom Leopordo Ndakalako, nomeado pelo Papa Francisco a 19 de Março de 2019, foi ordenado hoje, domingo, em Ondjiva, sua terra natural, numa cerimónia orientada pelo núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Dom Peter Rajic.

  • 12/05/2019 21:30:26

    Núncio Apostólico encoraja Executivo no combate à seca

    Ondjiva - Núncio Apostólico em Angola, Dom Petar Rajac, encorajou, sábado, em Ondjiva, o Executivo angolano a materializar os programas que visam mitigar os efeitos da seca na província do Cunene.

  • 05/11/2018 15:52:29

    Infracções ao código de estrada reduzem no Cunene

    Ondjiva - Sessenta e oito casos de infracções ao código de estrada foram registados, nos últimos sete dias, no Cunene, contra 139 registados na semana anterior, pelo tal "diminuição considerável" deveu-se ao reforço das acções de sensibilização nas principais vias pública de maior tráfego rodoviário.