Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Maio de 2019 | 11h59 - Actualizado em 19 Maio de 2019 | 11h58

Reduzem casos de violência doméstica na Lunda Sul

Saurimo - O Ciclo de palestras realizadas pela direcção da Acção Social , Família e Igualdade do gênero , na província da Lunda Sul , permitiu a redução de casos de violência doméstica na provincia da Lunda Sul, no período de Janeiro a Abril do presente ano, informou a sua responsável Josefa Txipengue .

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A responsável que falava em entrevista a ANGOP, disse terem sido registados, apenas 76 casos de violência doméstica , um decréscimo de 47 casos em relação ao igual periodo anterior, fruto da sensibilização da população junto das familias e locais de maior concentração populacional.

Apontou dentre vários casos, a fuga a paternidade, abandono do lar, ofensas graves e razões de fins económicos e psicológicos.

Para o ano em curso, a responsável disse constarem no plano da direcção, a intensificação de palestras nas escolas, mercados e vários programas que visam resgatar os valores morais e éticos nas famílias.

Josefa Txipengue fez saber ainda que constam igualmente dos planos de acção, para o ano em curso, sensibilizar as famílias, para uma maior valorização da identidade cultural, hábitos e costumes locais, bem como incentivar as mulheres a dedicarem-se nos estudos académicos e profissionais.

Constam ainda dos planos de acção, a construção de um Centro de Reeducação de Menores a nível da Província .

Apelou as famílias a optarem pelo diálogo para a resolução dos seus problemas e a contribuírem com denúncias, para que as instituições judiciais, possam as solucionar.

Leia também
  • 18/05/2019 14:14:51

    Moxico: Administração vai implementar novo modelo de recolha de lixo

    Luena - O administrador do município sede (Moxico), Valdemar Salomão, anunciou hoje, sábado, no Luena, que será implementado, entre a segunda quinzena deste mês e a primeira de Junho, um novo modelo de recolha de lixo "porta-a- porta" nas zonas urbanas e peri-urbanas da cidade do Luena.

  • 17/05/2019 11:20:31

    Administração de Viana promete combate à invasão de terrenos

    Luanda - A Administração Municipal de Viana, com a colaboração da Procuradoria Geral da República (PGR), promete um combate rigoroso aos invasores de terrenos nesta parcela da província de Luanda.

  • 16/05/2019 19:06:52

    Sobas de Malanje querem registo civil nas zonas rurais

    Malanje - As autoridades tradicionais do município de Malanje solicitaram hoje, quinta-feira, ao governo a expansão do registo civil nas zonas rurais, o aumento de salário e a reposição do subsídio do décimo terceiro mês.