Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Junho de 2019 | 16h05 - Actualizado em 06 Junho de 2019 | 16h05

Associação quer empoderamento das famílias com membros albinos

Uíge - A Associação de Apoio aos Albinos de Angola (4A-AAAA) solicitou, nesta quinta-feira, no Uíge, ao Governo angolano ajuda para o empoderamento financeiro das famílias com menores nestas condições.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo os conferencistas, que participaram na 2ª conferência Pro-Albino, entre os quais mais de 35 albinos, os associados enfrentam, sobretudo, problemas de necessidade de cuidados com a pele e consultas para a visão.

Apontam a carência destes especialistas no Uíge, bem como as dificuldades financeiras famílias para se deslocarem a Luanda.

Durante o evento realizado sob o lema “Consciencialização e Direitos Humanos, juntos na Promoção da Inclusão social”, refletiu-se ainda sobre o albinismo, causas, mitos e verdades, analisaram aspectos ligados aos três pilares principais de actuação da 4As no Uíge, nomeadamente a Prevenção, Protecção e Promoção do bem-estar dos albinos e seus familiares, bem como solicitaram mais solidariedade e respeito da sociedade.

Na ocasião, a representante do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, Luciana Mateus, afirmou que a instituição sempre trabalhou para o respeito dos direitos humanos e para a promoção e integração social a todos os níveis.

Já o presidente provincial da 4As (AAAA), David Paulo Bunga, comprometeu-se em continuar a fazer advocacia, para a resolução das dificuldades dos albinos, pressionando o Estado para conceber mais políticas públicas a favor do grupo.

A Associação de Apoio aos Albinos de Angola (4A) controla 220 membros, na sua maioria adultos residentes nas cidades do Uíge, sede capital, e no município do Negage.

Leia também
  • 06/06/2019 11:39:35

    Polícia prende zimbabweanos por burla e venda ilegal de divisas

    Uíge - A Policia Nacional na província do Uíge prendeu dois cidadãos zimbabweanos por burla e venda ilegal de dólares.

  • 05/06/2019 20:56:17

    Recomendado no Uíge ajuste do Plano de Combate à Pobreza

    Uíge - As Administrações Municipais da província do Uíge foram recomendadas hoje (quarta-feira), nesta cidade, a ajustarem os Planos Integrados de Desenvolvimento e Combate à Pobreza de acordo com as necessidades das populações locais e dos seus limites orçamentais e financeiros.

  • 01/06/2019 14:40:33

    Campanha Especial do BI marca Dia Internacional da Criança no Uíge

    Uíge - A realização de várias actividades culturais e recreativas em escolas, quadras ginodesportivas e outros espaços públicos, em particular o início da Campanha Especial de Emissão do Bilhete de Identidade (BI) nos 16 municipios da região, marcaram os festejos do 1de Junho, Dia Internacional da Criança, na província do Uíge.