Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Junho de 2019 | 18h01 - Actualizado em 07 Junho de 2019 | 18h21

Automobilistas querem emissão da carta da SADC no Cunene

Ondjiva - Automobilistas da província do Cunene solicitaram, nesta sexta-feira, a emissão da carta de condução da SADC, para facilitar a circulação a nível da região da África Austral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Automobilistas exigem emissão de carta da SADC

Foto: Carlos Matias

Em entrevista à Angop sobre os constrangimentos causados pela não emissão da carta da SADC na província, os automobilistas afirmam passar por humilhações quando circulam em território namibiano, onde a polícia local rejeita a carta de condução de cartolina vermelha, exigindo a carta válida nos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Angola, como membro da SADC, ratificou, a  20 de Novembro de 1998, o Protocolo Regional sobre Transportes, Comunicações e Meteorologia, que recomenda a todos os Estados Membros a adoptarem um formato uniforme para as cartas de condução, cuja validade deve ser reconhecida nos respectivos territórios.

O automobilista Laureano Gilberto, de 35 anos de idade, considera que o Cunene já devia ter o serviço de emissão da carta da SADC por ser uma região fronteiriça.

Venâncio Fimanekeni, motorista há 11 anos, disse que as autoridades da Namíbia obrigam os condutores angolanos a circularem com a carta da SADC e aplicam multa na ausência da mesma.

Por seu turno, o director de Viação e Trânsito do Cunene, superintendente-chefe João Nunes, disse que a emissão da carta da SADC no Cunene aguarda pela criação de condições de infra-estruturas para instalação dos equipamentos electrónicos, como servidores, computadores e impressoras.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 06/06/2019 18:38:10

    Governo do Cunene cria banco alimentar

    Ondjiva - Com vista a assistir regularmente a população afectada pela seca, no Cunene, o governo provincial criou um banco alimentar para o armazenamento e distribuição de produtos resultantes de doações e os adquiridos no âmbito do programa de emergência de combate à estiagem.

  • 06/06/2019 02:57:48

    Vacinação contra sarampo decorre nas fronteiras do Cunene

    Ondjiva- Uma campanha de vacinação contra o sarampo decorre desde hoje, quarta-feira, nos postos fronteiriços de Santa Clara e Ruacana, paragens de táxis e de controlos da província do Cunene, com objectivo de bloquear a entrada do vírus da doença na região.

  • 04/06/2019 22:23:55

    Seca impede retorno à vida normal da população

    Ondjiva- Autoridades tradicionais de seis municípios da província do Cunene informaram nesta terça-feira, em Ondjiva, que a seca continua a impedir o retorno à vida normal da população afectada, devido à escassez de alimento, água e pastos.