Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

05 Junho de 2019 | 10h43 - Actualizado em 05 Junho de 2019 | 10h42

Centro diocesano começa a ser construído em Benguela

Benguela - Um centro pastoral dedicado a dom Amaral dos Santos, primeiro bispo da diocese de Benguela, começa a ser construído ainda este ano, nesta cidade, albergando, dentre outros, um estabelecimento do Instituto Politécnico Superior Católico de Benguela (ISPOCAB).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dom António Jaka, bispo da diocese de Benguela

Foto: Henri Celso

O anúncio foi feito pelo bispo da diocese de Benguela, Dom António Jaka, na abertura dos 50 anos do jubileu desta instituição, adiantando que o referido centro, a ser erguido no bairro dos Navegantes, arredores da cidade, terá equipamentos pastorais e sociais como secretariados da pastoral, catequeses, biblioteca, livraria, anfiteatro.

Referiu que o centro albergará igualmente várias salas de reuniões, bem como outros equipamentos que servirão também a área de saúde e de acolhimento de missionários.

O bispo disse esperar que o centro seja um lugar de convergência e uma referência para aqueles que visitam a cidade de Benguela, sendo a sua construção de forma faseada com o apoio dos fiéis católicos e sociedade civil.

Para o prelado, a obra será uma das acções mais importantes neste ano jubilar, que ficará como marca do empenho e compromisso da família diocesana.

“Já temos a maqueta completa, para este primeiro passo que não deverá ir para além de dois milhões de dólares americanos, mas isto são estimativas, pois o centro vai ser construído fundamentalmente pelos fiéis e pelos benguelenses para servir a todos”, frisou.

Na ocasião, Dom Jaka deu a conhecer que 70 porcento da população da província de Benguela é católica e a denominação religiosa tem mais de um milhão de fiéis, o que é relevante para a igreja.       

O bispo reiterou o apelo a todos os fiéis da diocese, aos homens e mulheres de boa vontade, para que, com generosidade, contribuam na edificação do centro e que vivam este jubileu com entusiasmo, responsabilidade, maturidade cristã e compromisso evangélico.

O jubileu da diocese de Benguela, cujo acto de abertura está previsto para esta quinta-feira (06), decorrerá até ao ano de 2020 sob o como lema “Tudo dai Graça”, e vai conhecer várias realizações.

A diocese de Benguela foi fundada no dia 06 de Junho de 1970, desmembrada da antiga diocese da nova Lisboa, e foi seu 1º bispo Dom Amaral dos Santos.

Leia também
  • 04/06/2019 18:23:39

    Restos mortais do activista José Patrocínio repousam no cemitério da Catumbela

    Catumbela - Os restos mortais do activista e coordenador da ONG OMUNGA, José António Martins Patrocínio, falecido no último sábado (01), no Hospital Geral de Benguela, vítima de paragem cardíaca, foram a enterrar hoje, terça-feira, no cemitério municipal da Catumbela, na província de Benguela.

  • 04/06/2019 17:20:08

    Antigos combatentes querem apoio para reintegração socioeconómica

    Benguela - Os participantes do primeiro conselho consultivo alargado do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos de Pátria recomendaram, esta terça-feira, em Benguela, a contínua reintegração socioeconómica dos assistidos, através da atribuição de meios de trabalho e implementação de actividades produtivas.

  • 03/06/2019 20:48:42

    Jornalistas do centro do país em formação

    Benguela - Mais de trinta jornalistas das províncias de Benguela, Bié Cuanza Sul e Huambo participam desde hoje (segunda-feira), nesta cidade, num workshop sobre novas tecnologias para o jornalismo e mídia online, incluindo notícias falsas (fake news), numa iniciativa do Sindicato dos Jornalista Angolanos em parceria com a embaixada dos EUA.