Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Junho de 2019 | 17h46 - Actualizado em 11 Junho de 2019 | 17h44

Governador quer reflexão sobre perfil das autoridades tradicionais

Malanje- O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, sugeriu, nesta terça-feira, o aprofundar da reflexão sobre o perfil das das autoridades tradicionais, definindo, claramente, quem é a autoridade tradicional e qual é o seu papel nas comunidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Norberto dos Santos, que falava durante um encontro denominado “Café com Nguvulu”, uma iniciativa que reuniu jornalistas para uma conversa aberta sobre as questões sócio económicas da província, informou que será levado a cabo um processo de cadastramento para se aferir as verdadeiras autoridades tradicionais.

Avançou, igualmente, estar em curso o projecto de unificação das aldeias, por meio da criação de serviços sociais, de modo a acabar com aldeias isoladas e consequentemente a proliferação de autoridades tradicionais.

O governador informou que, mensalmente, o governo de Malanje gasta 85 milhões de kwanzas em pagamento de subsídios as autoridades tradicionais locais.

Durante o encontro, o responsáveis fe também menção ao sector das águas, adiantando que será  aumentado a capacidade de fornecimento, com a conclusão, no mês de Setembro deste ano, da Estação de Tratamento de Água em curso no sector do Quissole. Para o efeito, 360 mil habitantes beneficiar, contra os 70 mil que actualmente beneficiam do sistema da Guiné.

Em construção desde 2017, as obras da referida ETA, que elevará a cobertura de abastecimento de água a cidade, passando de 20 para 80 por cento, estão orçadas em 30 milhões de dólares norte-americanos.

Disse ainda estarem em execução projectos de abastecimento de água potável em todos os municípios, com excepção ao de Calandula.

Leia também
  • 11/06/2019 14:36:37

    Projecto "Heróis de Azul" beneficia mais de 20 mil pessoas

    Luanda - Mais de 20 mil pessoas no país foram beneficiadas com acções de apoio à educação e saúde, no âmbito da implementação do projecto "Heróis de Azul", numa iniciativa do Standard Bank.

  • 11/06/2019 11:43:58

    Primeira-dama entrega bens alimentares às vítimas da seca

    Ondjiva - Diversos bens alimentares para a população afectada pela seca no Cunene foram entregues hoje (terça-feira) ao governo provincial pela primeira-dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço.

  • 11/06/2019 07:00:25

    Cisterna de combustível capota e causa três mortos

    Malanje - Três cidadãos morreram carbonizados quando a cisterna de combustível em que se faziam transportar capotou e incendiou na estrada nº 230, localidade do morro de Cabatuquila, comuna de Xandel, município do Quela, província de Malanje.