Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Junho de 2019 | 18h09 - Actualizado em 12 Junho de 2019 | 18h25

Huambo: Psicólogo aponta soluções para combate à violência contra criança

Huambo - O psicólogo clínico Nvunda Tonet defendeu esta quarta-feira, no Huambo, o acompanhamento integral da forma de ser e de estar das crianças, por parte dos pais e encarregados de educação, como uma das soluções para combater a violência contra esta franja da sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o especialista, que falava à ANGOP, é necessário que os pais estejam mais presentes na vida dos filhos, para perceberem melhor o seu comportamento, quer seja em casa, como na companhia de amigos, caso contrário haverá incompreensões no processo educativo, que pode desencadear agressões físicas ou verbais.

Referiu que o acompanhamento integral da criança permite aos pais educarem os filhos sem qualquer agressão, pelo facto de promover laços afectivos entre ambos, removendo, deste modo, um conjunto de barreiras resultantes da falta de comunicação e interacção.

Na sua opinião, a violência contra a criança resulta, na maioria das vezes, da falta de compreensão dos encarregados de educação sobre o comportamento faseado dos petizes, que, por sua vez, exigem mais comunicação, paciência e interacção.

O psicólogo clínico Nvunda Tonet lembrou que uma criança educada a base da agressão parental encontra sérias dificuldades de interacção com outras, sobretudo quando atinge a idade escolar, apresentando-se pouco extrovertido e com baixa auto-estima.

“Os pais precisam estar mais presentes na vida das crianças, transmitindo carinho e outros mimos, para melhor protecção da infância, por ser o reportório de todas as lembranças positivas e negativas, que, por sua vez, vão guia-lo para a vida toda, daí a importância de uma educação moderada e paciente”, enfatizou.

Neste contexto, Nvunda Tonet anunciou a publicação, no próximo dia a 17, em Luanda, do livro “Educar os filhos sem bater”, que apresenta soluções mais detalhadas de como evitar a violência contra menores, relançado a importância do envolvimento paternal no processo educativo dos filhos.

Psicólogo clínico no Hospital Psiquiátrico de Luanda, Nvunda Tonet é diplomado em Psicoterapia Sexual pelo Instituto Paulista de Sexualidade, em São Paulo – Brasil e, em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Católica Portuguesa, em 2017. É também docente universitário e publicou, em 2010, o livro “Psicológico, porquê e para quê”.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 12/06/2019 14:37:27

    População da Caála ganha três novas infra-estruturais sociais

    Huambo - A população do município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, ganhou nesta quarta-feira três novas infra-estruturas sociais, construídas pela administração local, no âmbito do programa de combate à pobreza.

  • 11/06/2019 14:53:35

    Huambo: Administração da Caála incentiva novas práticas comerciais

    Caála - Os vendedores do município da Caála, província do Huambo, foram incentivados hoje, terça-feira, a promover boas práticas comerciais, com o cumprimento da legislação administrativa de mercado, evitando a venda desordenada em ruas, passeios e de fronte as instituições públicas.

  • 11/06/2019 14:18:43

    Huambo: Governante realça solidariedade para com as vítimas da seca

    Huambo - A importância de uma participação activa de todas as franjas da sociedade angolana, em particular da província do Huambo, na campanha de solidariedade com as vítimas da seca na região sul, foi destacada pelo Vice-governador para o sector Político, Económico e Social, José Cornélio.