Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Junho de 2019 | 18h27 - Actualizado em 10 Junho de 2019 | 19h57

Inaugurados oito postos de transformação de energia eléctrica

Caxito - Oito postos de transformação (PTs) de energia eléctrica, com capacidade de 250 Kilowatts (KVA) cada um, foram inaugurados nesta segunda-feira, na localidade do Musseque Kicoca, município do Dande, província do Bengo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Numa primeira fase, os referidos PTs vão abastecer 750 das três mil residências. Com contadores pré–pagos, o projecto vai beneficiar 4.500 moradores do Musseque Kicoca. 

Em declarações à imprensa, a Presidente do Conselho de Administração da ENDE, Ruth de Nascimento Cardoso de Almeida Safeca, informou que a montagem dos PTs está orçada em cerca de oito milhões de dólares e faz parte do projecto integrado financiado pela linha de crédito da China.

Afirmou que o montante contempla também a construção da subestação da Barra do Dande, com capacidade instalada de 20 Megawatts, para fornecer energia de média tensão de 30 Kilowatts.

Para além do projecto inaugurado, disse, perspectiva-se a construção de uma outra substação, a ser financiada pelo Eurobonds,  visando o reforço da distribuição de energia a região do Panguila, bem como a electrificação das zonas cinzentas da circunscrição.

Sobre a electrificação da zona do Triângulo (Dembos, Bula Atumba, Pango Aluquém e Nambuangongo), com financiamento do Reino da Suécia, referiu que o projecto está  em fase embrionária.

Na ocasião, a governadora provincial, Mara Quiosa, destacou a importância do projecto na melhoria das condições de vida das comunidades.

“A instalação dos postos de transformação de energia eléctrica vai beneficiar as famílias que antes tinham como fonte os PTs privados, com altos custos mensais (50 mil kwanzas por contrato) e o uso de geradores”, disse.

A governante apelou à população e aos consumidores  ao pagamento do consumo,  para que a ENDE continue a expandir  os seus serviços, bem como a preservação dos equipamentos instalados.

A comuna da Barra do Dande dista a 49 quilómetros da cidade de Caxito e possui uma população estimada em 76 mil 533 habitantes.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 06/06/2019 04:50:08

    Santa Ambuleia e Jungo com novas infra-estruturas sociais

    Caxito - Um novo sistema de água e um posto de saúde foram entregues, na quarta-feira, à população das comunidades da Santa Ambuleia e Jungo, na comuna das Mabubas, município do Dande, província do Bengo.

  • 28/05/2019 19:28:03

    FAS implementa projectos sociais no Bengo

    Caxito - Duas escolas, que totalizam 10 salas de aulas, e um posto de saúde para beneficiarem a população dos municípios do Bula Atumba e Pango Aluquém, província do Bengo, estão ser construídas nas duas localidades, numa iniciativa do Fundo de Apoio Social (FAS).

  • 26/05/2019 06:12:22

    Doze mil assistidos sem requisitos para antigos combatentes

    Caxito - Doze mil assistidos pelo ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria estão fora dos requisitos para serem considerados antigos combatentes, deu a conhecer sexta-feira, na província do Bengo, o ministro do pelouro, João Ernesto dos Santos.