Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Junho de 2019 | 14h26 - Actualizado em 12 Junho de 2019 | 14h26

Luanda realiza III encontro sobre autoridade tradicional

Luanda - O terceiro encontro provincial sobre autoridade tradicional decorre hoje, quarta-feira, na vila de Catete, município de Icolo e Bengo, com objectivo de abordar a proposta de Lei e a sucessão das Autoridades Tradicionais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para além das contribuições a Lei, os participantes vão abordar também os meios possiveis para assegurar a participação das mais de 40 mil autoridades tradicionais existente no país nos programas do Governo.  

Consenso sobre os trajes oficiais, os subsídios, os critérios de sucessão e de legitimidade das autoridades tradicionais, assim como o território onde devem exercer as suas actividades, estão a ser igualmente discutidos.

No acto de abertura, o vice-governador para o sector social, Dionísio da Fonseca, disse que as autoridades tradicionais têm um papel importante na intermediação das relações entre o Estado e as comunidades.

Segundo o responsável, as autoridades tradicionais constituem um extracto social importante para prossecução e a promoção de acções que envolvam as comunidades.

Ressaltou a importância das autoridades tradicionais no ordenamento do território e gestão fundiária, preservação dos valores históricos e culturais, bem como na defesa dos legítimos interesses das suas comunidades.

Dionísio da Fonseca recordou que o país vai iniciar um processo de institucionalização das autarquias locais, razão pela qual a reflexão sobre o papel das autoridades tradicionais é urgente.

Luanda tem 303 autoridades tradicionais, sendo 10 mulheres, entre sobas, seculos, regedores e coordenadores. 

Leia também
  • 11/06/2019 13:16:15

    Minint nega envolvimento de efectivos do SIC em assalto no Cazenga

    Luanda - A Delegação do Ministério do Interior (Minint), em Luanda, afirma não existirem indícios de envolvimento de efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no assalto que ocorreu, domingo, no Cazenga em que foi baleado mortalmente um cidadão, seguido do roubo de uma motorizada.

  • 11/06/2019 12:25:11

    Mais de 50 PTs privados serão desactivados no Belas

    Luanda - Mais de 50 Postos de Transformação (PT) de energia eléctrica, geridos por privados, serão desactivados no município de Belas e substituídos por outros da ENDE, com a entrada em funcionamento de duas subestações, em Julho, no âmbito do projecto de electrificação domiciliar em Luanda.

  • 11/06/2019 11:18:09

    Falha de travões provoca despiste e cinco feridos na Fidel Castro

    Luanda - Um mini-autocarro despistou-se as sete horas de hoje, terça-feira, na Avenida Fidel Castro, no troço pedonal/ três AAA, no sentido Cacuaco /Viana, devido a falha de travões, tendo provocado cinco feridos.