Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Junho de 2019 | 15h19 - Actualizado em 12 Junho de 2019 | 15h30

Mais de vinte mil jovens em formação nos centros profissionais do país

Caxito - Vinte e sete mil jovens estão a ser formados, este ano, nos 144 centros de formação controlados pelo Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (Inefop) nas 18 províncias do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

jovens numa aula prática num centro de formação profissional (arquivo)

Foto: Pedro Parente

Esse dado foi avançado, terça-feira, à Angop, pelo director-geral do Inefop, Manuel Bangui, à margem de um fórum económico, tendo referido que os jovens estão a ser capacitados nas especialidades de artes e ofícios e cursos tecnológicos.

Em 2018, lembrou, o Inefop formou 48 mil jovens no país e para o presente ano perspectiva-se ultrapassar esses números, com a realização de cursos de longa e curta duração.

Relativamente à formação de empreendedores, fez saber que a instituição capacitou em todo o país, de 2016 a 2018, 93.803 jovens, nos domínios do empreendedorismo e gestão básica de negócios.

Disse que, no âmbito do Plano do Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, o Inefop trabalha no processo de modernização das acções formativas e no ajuste do plano curricular.

Anunciou que está a ser efectuado um concurso público para o recrutamento de 460 novos formadores profissionais, no sentido de dar resposta à escassez destes técnicos no Inefop.

Reconheceu que, fruto da actual conjuntura económica, regista-se a redução do número de ofertas de emprego para absorver os jovens formados nos centros de formação profissional.

Fez saber que, para minimizar esta situação, o Inefop tem realizado acções de promoção do auto-emprego e formações sobre empreendedorismo,  de modo a potenciar os jovens com material de trabalho e créditos bancários, para desenvolverem as suas iniciativas.

Existem no país 722 centros profissionais, dos quais 144 tutelados pelo Inefop.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também