Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Junho de 2019 | 19h53 - Actualizado em 16 Junho de 2019 | 19h52

Vice-governador apela ao cumprimento dos 11 compromissos

Mungo - O vice-governador da província do Huambo para o sector Político, Económico e Social, José Cornélio, apelou hoje, domingo, na vila municipal do Mungo, ao cumprimento dos 11 compromissos de protecção à criança, por parte da sociedade, como uma das formas de evitar a violência contra esta franja da sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o responsável, que falava no acto comemorativo ao Dia da Criança Africana, que hoje se assinala, os pais e encarregados de educação devem ser os primeiros a proteger os direitos dos petizes, proporcionando-lhes um bem-estar condigno dentro e fora da família.

No Menongue (Cuando Cubango), O pastor da Assembleia de Deus Pentecostal (Cento Emanuel), Jacob João Cambala, que falava no culto ecuménico provincial, por ocasião data, disse ser prioritário alertar a sociedade sobre a importância do cumprimento dos 11 compromissos assumidos pelo governo angolano, como forma de proporcionar o desenvolvimento sadio da criança.

Solicitou ainda aos responsáveis dos centros de aconselhamento jurídico, para junto do Instituto Nacional da Criança (INAC) desenvolverem a luta contra a fuga à paternidade, falta de prestação de alimentos e de registo, entre outras necessidades da criança.

Já em Malange, as crianças pediram ao Governo Provincial para concretizar as acções constantes na Carta Africana e na Convenção sobre os direitos das crianças, respeitando-se por isso, entre outros aspectos, a igualdade e a não discriminação dos menores em função da raça, sexo ou religião.

O 16 de Junho é celebrado em África, em memória as crianças africanas mortas no Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul, em 1976, cuja data foi instituída em 1991.

 
 

Assuntos Criança   Efeméride  

Leia também
  • 16/06/2019 12:41:55

    Crianças da Igreja Adventista marcham por condução responsável

    Lubango - Mais de quinhentas crianças afectas a 18 Clubes de Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, do município do Lubango, marcharam hoje (domingo) a favor de uma condução responsável, que permita reduzir o número de acidentes rodoviários.

  • 15/06/2019 05:14:16

    Responsável advoga necessidade da protecção da criança

    Menongue - A necessidade das Forças Armadas Angolanas (FAA) continuarem a conjugar esforços no sentido de asseguramento dos deveres e direitos dos menores em todo o país, foi defendida nesta sexta-feira, em Menongue, pela chefe do serviço provincial do Instituto Nacional da Criança , Aida Rosalina Pedro Manuel.

  • 14/06/2019 16:14:40

    GPL pede apoio da criança para mudança de comportamento

    Luanda - O vice-governador de Luanda para esfera Política e Social, Dionísio Fonseca, pediu hoje (sexta-feira), nesta cidade, o apoio das crianças para que sejam promotoras da mudança de comportamento em casas e na sociedade.