Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Junho de 2019 | 12h10 - Actualizado em 20 Junho de 2019 | 12h09

População da Caála cresce dois porcento em três anos

Caála - A população do município da Caála, província do Huambo, cresceu de 279.792 para 331 mil e 223 habitantes, nos últimos três anos, cifra que corresponde a dois porcento, resultante da taxa de fecundidade, informou hoje, quinta-feira, o director local dos Registo, Albano Catombela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o responsável, em declarações à ANGOP, os dados resultam de um estudo demográfico realizado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com apoio das autoridades tradicionais.

Informou que na cidade da Caála, sede do município com o mesmo nome, reside o maior número da população, com 165.418 habitantes, seguido da comuna do Cuima, com 73.631 moradores.

Por sua vez, a comuna da Calenga possui 52.018 habitantes, enquanto a da Catata é a menos povoada, com 39.056 moradores.

Albano Catombela explicou que os dados do INE revelam igualmente que a taxa de desemprego no município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, é de 44.69 porcento.

Em relação aos 29.53 porcento dos cidadãos empregados, referiu que a maior parte está inserido na função pública, com realce para educação e saúde, mas também destaque para os sectores agro-pecuário, comercial e de fomento industrial.

Disse que o Instituto Nacional de Estatística, em parceria com administração local, projecta desenvolver estudos demográficos em cada três anos, de modo a obter o controlo eficiente da evolução da população, para uma melhor definição das políticas económicas e sociais.

Por isso, o responsável solicitou a população no sentido de colaborar mais com os técnicos do INE, sobretudo, na prestação de dados estatísticos.

Com uma extensão territorial de três mil e 680 quilómetros quadrados, o município da Caála, no corredor Oeste da província do Huambo, é conhecido ainda por “Rainha do Milho”, pelas suas potencialidades na produção deste cereal.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 18/06/2019 11:59:40

    Líderes da sociedade civil capacitados sobre desenvolvimento sustentável

    Caála - Mil e 300 líderes de organizações da sociedade civil da província do Huambo foram capacitados, de Abril de 2016 a data presente, em matérias de desenvolvimento sustentável, para melhor dinamização das políticas de combate à pobreza e melhoria da condição de vida da população.

  • 17/06/2019 12:56:08

    Huambo: Cidadão morto a facada por desconhecido

    Huambo - Um cidadão de 29 anos de idade foi morto a facada, na noite deste domingo, numa das ruas do bairro da Chiva, arredores da cidade do Huambo, por um desconhecido que o terá interpelado quando saía de um convívio em direcção a casa.

  • 15/06/2019 16:29:44

    Huambo: Mega aula de ginástica junta mais de 300 crianças

    Huambo - Trezentas e 60 crianças de diversas escolas primárias do município do Huambo, capital da província com o mesmo nome, participaram hoje, sábado, numa mega aula de ginástica aeróbica de manutenção, realizada com o objectivo de cultivar o hábito da prática de exercícios físicos aos petizes.