Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Junho de 2019 | 18h57 - Actualizado em 25 Junho de 2019 | 18h56

CVA e instituições de ensino assinam acordo para doação de sangue

Malanje - O Secretariado Provincial da Cruz Vermelha de Angola (CVA) de Malanje assinou hoje, terça-feira, um acordo de cooperação com instituições do ensino superior e médio da circunscrição, bem como o I Corpo do Exército das Forças Armadas Angolana (FAA) para recrutarem novos dadores de sangue.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O acordo rubricado pelo coordenador provincial da CVA de Malanje, Mateus Liberato, e responsáveis das distintas instituições de ensino e das FAA visa minimizar a carência de sangue que se regista em algumas hemoterapias dos hospitais da província de Malanje.

O vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social de Malanje, Domingos Eduardo, que testemunhou a cerimónia, disse que a doação de sangue constitui um acto de solidariedade e amor ao próximo que, por isso, deve ser feita com regularidade.

Essa acção, ressaltou, é um gesto que ajuda a salvar vidas de pacientes, principalmente crianças.

Fez saber que o Governo Provincial de Malanje vai trabalhar em parceria com a CVA para que a campanha de angariação de dadores seja duradoura e atinja resultados satisfatórios.

Já Mateus Liberato revelou que pretende-se, com o protocolo, alcançar a cifra de mais mil dadores regulares e não remunerados.

Por sua vez, o chefe do Centro de Hemoterapia do Hospital Geral de Malanje, António Cândido, enalteceu a iniciativa das instituições, visto que o acordo poderá permitir que as unidades de saúde da região consigam mais sangue para realizarem transfusões.

A Cruz Vermelha de Angola em Malanje controla 70 dadores voluntários.

Leia também
  • 25/06/2019 13:51:15

    Governo recebe 155 toneladas de produtos para as vítimas da seca

    Dundo - Cento e 55 toneladas de produtos diversos foram entregues hoje (terça-feira), ao governo da Lunda Norte, que posteriormente encaminhará às vítimas da seca no sul do país.

  • 25/06/2019 13:23:05

    Casos de violência infantil aumentam no Moxico

    Luena - Oito casos de violência contra crianças foram registados de Janeiro a presente data pelo Instituto Nacional da Criança (INAC) no Moxico, envolvendo 18 menores, mais dois em relação a igual período anterior, informou hoje (terça-feira), o chefe de secção provincial para a Protecção e Promoção dos Direitos da Criança, Elias Samuxito Muanda.

  • 25/06/2019 13:07:26

    Horticultura dinamiza vida de idosos

    Malanje - O Gabinete Provincial da Acção social, Família e Promoção da Mulher está a desenvolver, desde o início deste mês, um projecto de horticultura terapêutica ocupacional para idosos, visando melhorar o seu aspecto físico, psicológico e social.