Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Julho de 2019 | 15h14 - Actualizado em 02 Julho de 2019 | 15h05

Campanha de emissão do BI abaixo das expectativas

Malanje - Apenas 370 crianças dos 6 aos 17 anos de idades beneficiaram do primeiro bilhete de identidade em Malanje, contra as mil inicialmente previstas durante a campanha de emissão do documento, denominada Meu 1º BI, rumo à Cidadania.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os dados foram divulgados, nesta terça-feira, à Angop, pelo chefe do Arquivo de Identificação Civil e Criminal de Malanje em exercício, Samuel Mulula, que apontou a falta de interesse de pais e encarregados de educação como o principal factor para os fracos resultados da  campanha, que teve lugar todos os sábados do mês de Junho.

Durante o período em causa estiveram disponíveis 12 postos de emissão de BI, entre fixos e móveis (este último que operaram nas escolas), nos municípios de Malanje, Calandula, Cambundi-Catembo, Luquembo, Cangandala, Cacuso e Cunda-Dia-Base.

O município de Malanje emitiu 245 BI, ao passo que o de Cambundi-Catembo não emitiu nenhum.

 A fonte lamentou o facto de os pais se preocuparem em levar os menores para tratar o BI apenas no período das matrículas escolares, que é a fase de maior enchente nos serviços de identificação civil e criminal.

Samuel Mulula fez saber que, para além das campanhas esporádicas de atribuição do primeiro BI ( Meu 1º BI, rumo à Cidadania e BI da Dipanda, que teve lugar em Novembro de 2018), a Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com os serviços de identificação e a conservatória, leva a cabo um programa de registo e emissão de bilhetes de identidade nas escolas.

A campanha de emissão do BI “Meu 1º BI, rumo à Cidadania” esteve inserida nas comemorações do mês da criança (Junho) e decorreu em todo o país.

Leia também
  • 01/07/2019 11:46:49

    SIC inutiliza oito mil caixas de refrigerantes e de cerveja

    Lubango - Seis mil caixas de refrigerantes e duas mil caixas de cerveja de diferentes marcas, consideradas impróprias para o consumo humano, foram, nesta segunda-feira, no Lubango, incineradas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Huíla.

  • 30/06/2019 15:56:05

    Moxico: Geógrafo recomenda perfurações de poços de águas no meio rural

    Luena - O docente da Universidade Católica de Angola (UCAN), Tommaso Pippo, recomendou hoje, domingo, no Luena, província do Moxico, perfurações de poços de água no meio rural, ao invés do uso directo da água dos rios.

  • 30/06/2019 15:10:46

    Consequências de acção humana sobre a natureza em abordagem

    Luena - A destruição do habitat, da flora e savanas, resultantes da acção humana, foi o tema de abordagem durante a campanha de sensibilização realizada nos últimos sete dias, no município piscatório do Luacano, pelo efectivo dos serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).