Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Julho de 2019 | 00h49 - Actualizado em 18 Julho de 2019 | 11h29

Calussinga ganha empreendimentos sociais

Andulo - Uma Central Térmica, um posto de Saúde e uma escola primária, com sete salas de aulas, foram inauguradas sexta-feira na comuna de Calussinga, 205 quilómetros a norte do Cuito (Bié), no quadro das festividades do 48º aniversário de ascensão de Andulo a cidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governador Pereira Alfredo lança pedra de construção de escola em Calussinga

Foto: Jilmar Enoque

Entregue pelo Governador Pereira Alfredo, a Central Térmica, com 230 ligações domiciliares já efectuadas, junta-se a um outro  grupo gerador de 200 KVA que fornecia corrente eléctrica às instituições do Estado com restrições.

O governante apelou aos citadinos da sede de Calussinga a preservarem adequadamente os empreendimentos, com vista a permitir que durem mais tempo.

Exortou aos habitantes desta comuna, no sentido de participarem no pagamento do consumo da energia eléctrica, visando facilitar a aquisição de combustíveis e manutenção do grupo gerador.

O governador Pereira Alfredo procedeu pouco depois ao lançamento da primeira pedra para a construção de uma outra escola de sete salas de aula no bairro Tecnil, arredores da sede comunal de Calusisnga, cujas obras vão durar nove meses e estão orçadas em 60 milhões e 800 mil Kwanzas, visando retirar mais de 700 alunos que estudam em salas precárias.

Já o Posto Médico e a Escola do Primeiro Ciclo do ensino secundário, também  de sete salas de aulas, foram inaugurados pelo o vice-governador para o sector Técnico e Infra-Estruturas da província do Bié, José Fernando Tchatuvela

Por sua vez, o director do Gabinete de Técnica e Infra-estruturas, Abel Paulo Guerra, avançou à Angop que o novo grupo gerador vai abranger também 55 postes de iluminação pública, num fornecimento diário 20 horas, beneficiando deste modo, perto vinte mil habitantes da sede comunal de Calussinga.

Anunciou ainda a recuperação de dois grupos geradores um de 90 e outro de 225 KVA que se encontram avariados, para permitir que os mesmos entrem em funcionamento neste segundo semestre, visando beneficiar mais de 200 novas ligações domiciliares.

A comuna de Calussinga, com mais de 70 mil habitantes, conta agora com 300 consumidores dos mais de mil existentes,.

Assistiram ao acto, a administradora do Andulo, Celeste Adolfo Elavoko, a administardora de Calussinga, Elisa da Graça, membros do Governo, autoridades tradicionais e religiosas, entre outros.

Assuntos Província » Bié  

Leia também
  • 15/07/2019 12:39:53

    Detido alegado raptor de crianças no Bié

    Cuito - Um indivíduo de 29 anos de idade foi detido pela Polícia Nacional (PN), no Cuito (Bié), sob acusação de rapto de quatro crianças.

  • 15/07/2019 00:15:18

    Inaugurações marcam segundo dia de festas do Andulo

    Andulo - A entrega de uma rotunda completamente reabilitada, na sede do Andulo (Bié), onde está erguido um monumento com braços de uma figura a largar das mãos para o ar uma pomba, como símbolo de consolidação da paz no país, constituiu um dos momentos mais altos dos 48 anos de ascensão à cidade, celebrados sábado (13).

  • 13/07/2019 07:28:18

    Bié: Andulo e Catabola em festa

    Andulo - Os municípios do Andulo e Catabola, província do Bié, celebram hoje (sábado) 48 e 55 anos, respectivamente, desde que foram elevados às categorias de cidade.