Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Julho de 2019 | 00h15 - Actualizado em 16 Julho de 2019 | 17h12

Inaugurações marcam segundo dia de festas do Andulo

Andulo - A entrega de uma rotunda completamente reabilitada, na sede do Andulo (Bié), onde está erguido um monumento com braços de uma figura a largar das mãos para o ar uma pomba, como símbolo de consolidação da paz no país, constituiu um dos momentos mais altos dos 48 anos de ascensão à cidade, celebrados sábado (13).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cantora Stella dos Anjos num espetáculo músico-cultural no Andulo

Foto: Jilmar Enoque

Administradora Celeste Elavoco apaga vela do 48º aniversário do Andulo

Foto: Serafim Canhanga

O acto foi testemunhado por várias centenas de pessoas de diferentes extratos sociais, entre as quais o governador Pereira Alfredo, a administradora municipal do Andulo, Celeste Elavoco, que descerrou o pano que cobria o busto, membros do Governo Provincial, autoridades tradicionais, entre outros.

A referida rotunda, situada  no Largo 1º de Maio, centro da vila, a escassos metros da sede da administração local, confere uma “imagem mais alegre” ao Andulo, cujo descerramento do pano que cobria o busto, pela administradora Celeste Elavoco, foi vivamente aplaudido e ovacionado pelos presentes.

Este momento, foi antecedido do lançamento da primeira pedra de construção de uma Escola de 12 salas de aulas e de um Canil Gatil, no bairro Canana (na sede do município), em actos presididos pelo governador Pereira Alfredo.

O empreendimento escolar, cujas obras decorrem  numa área de 10 metros quadrados durante nove meses e a cargo da empresa nacional Epogoloca, vai albergar perto de dois mil alunos do I ciclo do ensino secundário.

As obras estão orçadas em 90 milhões 800 mil 522 Kwanzas (AKZ.90. 800. 522.00), inseridos no Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM), lançado recentemente pelo Presidente João Lourenço.

Outros momentos marcaram as festas,  como a  entrega à equipa do 1º de Agosto local  da “Taça-Andulo 48 anos”, de menções honrosas às pessoas singulares e colectivas que mais se destacaram, desde o principio do ano até a presente data, no exercício das suas tarefas, nessa circunscrição, bem como uma feira  onde foram expostos diferentes produtos sobretudo agrícolas.

Ao ambiente festivo,  juntou-se cantores de  renome como Justino Handanga, Bessa Teixeira, “Pai Disel”,  “W King”, Stella dos Anjos, entre outros do Planalto Central, que animaram um espectáculo músico cultural com a presença de milhares de pessoas desde ao meio da tarde até noite adentro de sábado.

Sexta-feira, em Calussinga, 205 quilómetros a norte do Cuito, foi entregue uma Central Térmica de 370 KVA, um Posto de Saúde, uma Escola Primária com sete salas de aulas e lançada a primeira pedra para a construção de uma outra de sete salas de aula, no bairro Tecni, cujas obras vão durar nove meses e estão orçadas em 60 milhões e 800 mil Kwanzas, a beneficiar mais de 700 alunos que estudam em salas precárias.

 A Central Térmica, com 230 ligações domiciliares já efectuadas, junta-se a um outro grupo gerador de 200 KVA que fornecia corrente eléctrica nas instituições do Estado com restrições.

Leia também
  • 15/07/2019 12:39:53

    Detido alegado raptor de crianças no Bié

    Cuito - Um indivíduo de 29 anos de idade foi detido pela Polícia Nacional (PN), no Cuito (Bié), sob acusação de rapto de quatro crianças.

  • 15/07/2019 11:37:35

    Autoridades suspendem evacuação do prédio "Banco BIC"

    Luanda - As autoridades administrativas do distrito urbano da Ingombota, em Luanda, decidiram manter as 30 famílias residentes no chamado prédio do ? Banco BIC ?, por não haver risco iminente de desabamento.

  • 13/07/2019 07:28:18

    Bié: Andulo e Catabola em festa

    Andulo - Os municípios do Andulo e Catabola, província do Bié, celebram hoje (sábado) 48 e 55 anos, respectivamente, desde que foram elevados às categorias de cidade.