Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Julho de 2019 | 18h35 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 18h35

PIIM reserva mais de AKZ mil milhões para o Soyo

Soyo - O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no Soyo, província do Zaire, deverá aplicar mil milhões e 212 milhões de kwanzas em projectos sociais, com destaque para a reabilitação estradas, construção de escolas e postos de saúde.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lúcia Tomás - Administradora municipal do Soyo

Foto: João F. Cuti

A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à imprensa, pela administradora municipal da circunscrição, Lúcia Tomás, que pretende dar primazia à terraplenagem das estradas que ligam a cidade do Soyo às comunas do Sumba, Quêlo e Pedra do Feitiço, respectivamente.

Fez saber que, no geral, serão intervencionados 250 quilómetros de estrada do município do Soyo, incluindo a montagem de uma nova ponte metálica sobre o rio Lukulu, na comuna de Quêlo.

Explicou que a terraplenagem envolverá a aplicação de britas a óleo queimado, para dar maior consistência e evitar que as estradas degradem-se num curto período de tempo pela acção das chuvas.

Disse que o programa prevê a construção de salas de aulas, de esquadras de polícia, reabilitação de postos de saúde e abertura de furos de água nas aldeias e comunas, mas sem avançar números.

Acrescentou que a construção e a reabilitação de vias urbanas, passeios e lancis, melhoramento do saneamento básico, contenção de ravinas e outros serviços constam ainda do PIIM concebido para projectos sociais no município do Soyo, que possui uma população estimada em 227 mil e 175 habitantes.

Ressaltou que o programa prevê a aquisição de equipamentos e material para a prática da agricultura familiar, assim como para a pesca artesanal, visando dinamizar os dois sectores e combater a fome e a pobreza.

O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), de iniciativa presidencial, será implementado, a partir deste ano, nos 164 municípios do país.

Leia também
  • 12/07/2019 16:56:42

    Criança atropelada mortalmente na via Mbanza Kongo/Luvo

    Mbanza Kongo - Uma criança de 13 anos de idade morreu na manhã desta sexta-feira, vítima de atropelamento na estrada nacional 220, que liga a cidade de Mbanza Kongo a comuna fronteiriça do Luvo, província do Zaire.

  • 10/07/2019 14:05:29

    Recolhidas toneladas de bens para vitimas da seca

    Luanda - Cento e nove toneladas de bens diversos não perecíveis foram recolhidos nos últimos dias, nas províncias de Luanda, Zaire e Cuando Cubango, para apoiar as vítimas da seca na região sul de Angola.

  • 04/07/2019 19:22:22

    Iluminação pública facilita policiamento de proximidade no Soyo

    Soyo- A extensão da rede eléctrica aos bairros periféricos da cidade do Soyo, província do Zaire, está a facilitar as acções de patrulhamento da polícia nacional, reconheceu hoje, quinta-feira, o comandante municipal da polícia nacional, intendente Domingos Zola.