Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Julho de 2019 | 23h35 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 23h23

Cunene: PIIM prioriza construção de três escolas em Ombadja

Ombadja - A construção de raiz de três novas escolas do ensino primário, consta das prioridades do Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM), no município de Ombadja, província do Cunene.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Administradora Municipal do Ombadja - Albertina Teresa José.

Foto: JOSÉ CACHIVA

A informação, foi hoje sexta-feira,  prestada  à ANGOP, pela Administradora municipal de Ombadja, Albertina Teresa José,para quem uma das escolas a ser construida terá 12 salas de aulas na comuna do Humbe, enquanto que duas outras terão sete salas cada, nas localidades do Peu-Peu e Onepolo, incluindo o seu apetrechamento .A construção destas escolas vai permitir o ingresso de mil e 820 alunos actualmente fora do sistema de ensinosegundo a responsável.

Para ela, está projectada igualmente a construção de cinco residencias para professores e enfermeiros em zonas rurais do municipio.

Outrossim, a administradora municipal de Ombadja, referiu que, a par das escolas, consta também a asfaltagem de 10 quilómetros de estrada na sede do município e sete quilómetros de terraplanagem em vias secundárias e terciárias.

Faz ainda parte do legue das acções  no âmbito do "PIIM", a edificação da rede eléctrica entre a comuna de Naulila e as sedes comunais de Humbe, Mucope e Ombala-Yo-Mungo, por dependerem actualmente de grupos geradores,referiu.

Albertina José, sublinhou que, tais projectos estão avaliados em dois mil milhões, 723 milhões, 401 mil Kwanzas a serem  cabimentados no PIIM.

Lançado a 27 de Junho deste ano, o PIIM é um programa de iniciativa do Presidente da República avaliado em dois mil milhões de dólares, que abrange os 164 municípios do país.

Com a implementação do PIIM, passam a ser as próprias administrações  municipais a reverem as prioridades das suas acções e projectos para o período 2019-2020.

O município de Ombadja, localizado a 97 quilómetros da cidade de Ondjiva, conta com 304 mil e 964 habitantes, distribuídos em cinco comunas.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 19/07/2019 20:31:20

    Governo do Cunene garante apoio contínuo às vítimas da seca

    Ondjiva - O governo do Cunene vai continuar a apoiar com regularidade as pessoas afectadas pela seca nesta região sul do país, reafirmou nesta sexta-feira, em Ondgiva, o governador local, Vigilio Tyova.

  • 19/07/2019 17:55:12

    IGT regista mais de 400 infracções laborais no Cunene

    Ondjiva - A falta de uniforme e do qualificador ocupacional, o incumprimento das obrigações de segurança social, a ausência de mapas de férias e o não pagamento de subsídios de férias destacam-se entre as infrações laborais registadas no primeiro semestre deste ano pela Inspecção Geral do Trabalho (IGT), na província do Cunene.

  • 19/07/2019 05:22:15

    Namacunde investe AKZ 87 milhões em acções contra pobreza

    Namacunde - O município de Namacunde, província do Cunene, já investiu 87 milhões de Kwanzas, dos 300 milhões previsto anualmente do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), com vista a levar o nível de vida da população, disse quinta-feira, administradora local, Isabel Ndesihafela.