Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Julho de 2019 | 17h49 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 17h47

Huambo: Sindicato dos agro-pecuários suspende greve

Huambo - O sindicato dos trabalhadores agro-pecuários, pescas e derivados da província do Huambo suspendeu hoje (sexta-feira), após uma reunião de concertação com o Governo local, a greve intercalar, cuja primeira fase estava marcada para o período de 22 a 26 deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo uma nota de imprensa da organização sindical distribuída à ANGOP, a interrupção da greve deveu-se aos resultados das negociações, entre os delegados sindicais e as autoridades do planalto central, que permitirão alcançar parte dos assuntos constantes no caderno reivindicativo.

Entre as revindicações destacam-se a implementação de subsídios de risco, de atavio, de exposição directa e indirecta de agentes biológicos, físicos e químicos, de isolamento e fixação de periferia, bem como o enquadramento como pessoal do quadro de todos os trabalhadores que venceram o tempo de provimento provisório ou em regime de contrato.

Assim sendo, lê-se no documento, as actividades laborais deverão acontecer sem qualquer interrupção em todas as instituições do sector, enquanto estiverem a decorrer as negociações com o Governo local e o Ministério da Agricultura e Florestas, no prazo de 20 dias, de acordo com a Lei da Negociação Colectiva.

A segunda etapa da greve estava marcada para o período de 26 a 30 de Agosto, um mês antes da abertura do ano agrícola.

No sindicato dos agro-pecuários estão filiados 292 trabalhadores do Gabinete local da Agricultura, dos institutos de Investigação Agrária e Veterinária, do Serviço Nacional de Sementes, dos institutos de Desenvolvimento Florestal, Nacional do Café e de Desenvolvimento Agrícola, bem como das estações zootécnicas, experimental agrícola e florestal.

Dados provisórios da campanha agrícola 2018-2019 indicam a colheita de um milhão, 222 mil e 271,23 toneladas de produtos diversos.

A província do Huambo, com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados, possui uma população estimada em dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuída por 11 municípios, na sua maioria camponeses que se dedicam, principalmente, ao cultivo do milho, feijão, batata-doce e rena, bem como de hortícolas.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 19/07/2019 14:54:45

    Governadora ressalta valor do PIIM no desenvolvimento do Huambo

    Huambo - A construção de 31 escolas do ensino geral e de 22 unidades hospitalares, bem como a execução de 18 projectos voltados ao bem-estar das famílias, destacam-se nas acções do Governo da província do Huambo, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção dos Município (PIIM).

  • 19/07/2019 11:40:36

    Mãe mata filha por "roubar" milho

    Huambo - Uma mulher de 43 anos de idade foi detida quinta-feira, no município do Longonjo, a 62 quilómetros da cidade do Huambo, por suposto assassinato da própria filha de 11 anos, a quem acusou de ter subtraído dois quilos de milho, soube hoje, sexta-feira, a Angop.

  • 17/07/2019 20:39:13

    Rixa entre grupos de supostos marginais termina em morte na Caála

    Caála - Um jovem de 23 anos de idade morreu, na noite desta terça-feira, numa das ruas do bairro Cemitério, arredores da cidade da Caála (Huambo), após uma rixa entre grupos marginais, motivada supostamente por questões passionais, soube hoje, quarta-feira, a ANGOP.