Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Julho de 2019 | 17h10 - Actualizado em 18 Julho de 2019 | 17h10

IGT regista 328 infracções laborais na Lunda Sul

Saurimo - Trezentos e 28 infracções laborais foram detectadas durante o primeiro semestre deste ano, na província da Lunda Sul, pela Inspecção Geral do Trabalho (IGT), menos 40 casos em relação ao igual período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se de 253 infracções laborais e 75 técnicas, nas empresas localizadas nos municípios de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, como consequência foram passadas 35 multas.

Entre as infracções constam a falta de regularização de inscrição das empresas e trabalhadores no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), falta da elaboração da folha de salário colectiva, não elaboração do mapa de horário de trabalho, assim como do mapa de férias.

As empresas que infringiram os procedimentos legais foram multadas em 19.84.121 Kwanzas.

O chefe dos Serviços Provinciais da instituição, Abel Fidel, que falava à Angop, salientou que no período em causa a IGT realizou 148 visitas inspectivas, das quais 116 sociais e 32 técnicas, abrangendo 923 trabalhadores nacionais e estrangeiros.

Durante o mesmo período foram recepcionados 28 processos de mediação de conflitos, dos quais 26 resolvidos, sendo 20 a favor dos trabalhadores, seis para a entidade empregadora e dois sem obtenção de acordos foram remetidos ao órgão de Conciliação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Quanto aos acidentes de trabalho, a IGT notificou nove casos, menos dois, em relação ao igual período anterior.

A IGT continua a promover palestras sobre a Lei Geral do Trabalho e outros documentos nas empresas, principalmente privadas, para desencorajar o cometimento de infracções.

Leia também
  • 15/07/2019 14:28:26

    Anciã morta supostamente pelo neto

    Saurimo - Uma anciã de 70 anos de idade, que residia no bairro Txizainga 2, em Saurimo (Lunda Sul), foi, supostamente, morta por um neto de 26 anos, informou hoje, segunda-feira, o Serviço de Investigação Criminal (SIC).

  • 14/07/2019 23:52:30

    Automobilistas esclarecidos sobre sinistralidade rodoviária

    Saurimo - Os automobilistas do município de Saurimo (Lunda Sul) foram sensibilizados sábado, nesta cidade, a contribuir para o combate a sinistralidade rodoviária, face aos vários acidentes que ocorrem nas vias do país e em particular da província.

  • 12/07/2019 14:13:18

    Lunda Sul prioriza construção de escolas e hospitais

    Saurimo - A construção e apetrechamento de escolas, centro integrado da juventude, postos de saúde, hospitais, residências para professores, enfermeiros, sistema de água e a conclusão de hospitais constam nos projectos em carteira a serem executados, até 2020, na Lunda Sul, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).