Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Julho de 2019 | 14h00 - Actualizado em 17 Julho de 2019 | 16h19

Masfamu realiza encontro sobre resgate de valores na família

Luanda - Um encontro em torno do resgate e promoção de valores na família foi realizado nesta quarta-feira, em Luanda, numa promoção do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) dirigido a mulheres de vários extractos sociais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Faustina Fernandes Inglês de Almeida Alves, Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher

Foto: arquivo

Sob o lema “Juntos na moralização da família e da sociedade”, o encontro enquadra-se na Campanha de Promoção de Valores na Família do ministério e visa reforçar a importância da transmissão de valores na família para preservação dos bons hábitos e costumes, assim como engajar as mulheres no resgate dos valores morais, éticos e cívicos na família.

Na sua intervenção, a ministra de Estado para a  Área Social, Carolina Cerqueira, pediu o esforço de todos na luta pelo resgate dos valores, salientando o regresso aos antepassados na transmissão de boas normas de convivência, para o bem-estar das famílias e da sociedade.

Destacou a importância das famílias no ensino de boas práticas dos filhos no que toca ao respeito, solidariedade e amor ao próximo, bem como da escola, onde o professor deve ser o exemplo do aluno, assim como as igrejas que devem continuar de forma sadia a ensinar os jovens e os fiéis para a moralização da sociedade.

Salientou ser necessário que os bons exemplos partam de casa para que a família cumpra com o seu papel no processo de socialização do indivíduo.

Por seu turno, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Fernandes Inglês Alves, apelou a todas as famílias a perpetuarem valores como o amor, a amizade, o respeito, a confiança, a tolerância, a generosidade, responsabilidade, humildade, justiça e o diálogo com os filhos para o bem-estar das populações.

Acrescentou que a campanha Jango de Valores dará resultados positivos a médio prazo no que toca à prevenção dos vários riscos, protecção aos necessitados e à promoção do bem-estar da sociedade.

Durante o evento, o sociólogo Pedro Castro Maria falou sobre o resgate dos valores para a prevenção de comportamentos desviantes, elucidando que não se deve dar tudo à criança, sob pena de se estar a criar um potencial delinquente.

Já a profetiza Suzeth João, da Igreja Teosófica, apela ao perdão, amor e ao diálogo para o bem das famílias, bem como elucidou que a igreja continua a desempenhar o seu papel.

Por sua vez, a médica Adalgiza Mualumbambo incentivou às mulheres a procurar especialistas para a resolução dos problemas de disfunção sexual para evitar a desarmonia familiar.

A campanha de Promoção de Valores na Família, aberta hoje, será extensiva a todo o país porque a promoção dos direitos humanos e as responsabilidades das famílias afiguram-se como um dos vários desafios que se colocam, visando o fortalecimento da coesão interna entre os seus membros.

O "Jango de Valores" que é um projecto que surge no quadro do Programa de Valorização da Família e Reforço das Competências Familiares e visa, de modo geral, servir como símbolo de diálogo nas comunidades, com a finalidade de, em primeira instância, educar, formar, aconselhar, sensibilizar e reforçar as relações entre a família e a comunidade.

Leia também
  • 09/07/2019 14:10:10

    Masfamu quer melhorias sociais das famílias pobres

    Luanda - O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, (Masfamu), aconselha as mulheres a elevarem os seus conhecimentos científicos de formas a conseguirem empregos e melhorar o seu empoderamento para a melhoria social das famílias pobres.

  • 14/05/2019 12:27:49

    Contexto económico condiciona assistência a ex- militares - IRSEM

    Dondo - O contexto económico do país está a condicionar a implementação de programas de reintegração social dos ex- militares e seus dependentes pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), informou, nesta terça-feira, na cidade do Dondo, director-geral do IRSEM, Domingos André Tchikanha.

  • 21/03/2019 16:22:15

    Executivo quer retirar três milhões de pessoas da pobreza

    Luanda - O Executivo Angolano definiu como prioridade a redução do impacto da pobreza extrema de 36 para 25 porcento, correspondendo retirada de cerca de três milhões de cidadãos da condição de pobreza de 2018 a 2022, disse a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves