Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Julho de 2019 | 14h59 - Actualizado em 16 Julho de 2019 | 14h59

PIIM contempla construção de escolas em Cambambe

Dondo - Dois biliões, 661 milhões, 526 mil e 426 kwanzas disponibilizados pelo governo, no âmbito do Programa de Integração e Intervenção nos Municípios (PIIM), serão investidos na construção, conclusão e apetrechamento de equipamentos sociais em Cambambe, Cuanza Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se da construção e apetrechamento de seis escolas, uma de 22 salas, na localidade do Alto Dondo, três de 12 salas cada, nos bairros Cacesse e Alto Dondo, duas de sete salas cada, nas comunas de Massangano e Zenza do Itombe.

O plano contempla também a conclusão e apetrechamento do hospital municipal de Cambambe, aquisição de equipamentos de raios X, ecografia e de laboratórios,  recuperação do sistema de captação e distribuição de água da cidade do Dondo, sede do município, bem como a aquisição de equipamentos de melhoria do saneamento básico.

O PIIM disponibilizou ainda 336 milhões de kwanzas destinados para as acções de combate a criminalidade, manutenção e conservação de edifícios públicos, apoio a juventude, elaboração e gestão do plano director do município, entre outras.

Os dados foram avançados, segunda-feira, pelo administrador local, Adão Malungo, durante a II reunião técnica ordinária do Governo do Cuanza Norte, que decorreu na cidade do Dondo, sob orientação do governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho.

Património Histórico

O programa, segundo o comunicado final do evento, não contempla acções que visam a recuperação e conservação do património histórico e cultural da comuna de Massangano, afecta ao município de Cambambe.

O património histórico de Massangano encontra-se em vias de desmoronamento, em consequência da falta de conservação, segundo o administrador desta localidade, Luís Rodrigo João.

Os edifícios do Tribunal, da Câmara, da Fortaleza, da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, erguidos no século 17, são os que se encontram em estado crítico.

O interlocutor indicou que os trabalhos paliativos de limpeza e pequenos arranjos não garantem a preservação dos monumentos culturais.

Durante o encontro, os participantes defenderam o rigor e completa submissão aos preceitos da lei para a execução do PIIM e a necessidade de se priorizar a elaboração dos planos directores municipais, para assegurar o desenvolvimento sustentável dos territórios.

O governador do Cuanza Norte encorajou os administradores municipais a continuarem a trabalhar com as comunidades, através dos órgãos de concertação social, num modelo de governação de proximidade, com vista a encontrarem as melhores soluções para os problemas das populações.

Leia também
  • 16/07/2019 14:14:49

    ERCA recomenda rigor na cobertura das actividades político-partidárias

    Luanda - A Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA), recomendou mais rigor na cobertura das actividades político-partidárias, em obediência ao princípio constitucional segundo o qual os partidos têm de receber da imprensa um tratamento imparcial.

  • 16/07/2019 14:01:08

    Primeira-Dama destaca educação como factor de desenvolvimento

    Luanda - A primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço, defendeu segunda-feira, em Nova Iorque (EUA), que a educação continua a ser o objectivo fundamental para superar barreiras e melhorar as oportunidades de vida das pessoas de todas as idades e origens.

  • 15/07/2019 14:28:26

    Anciã morta supostamente pelo neto

    Saurimo - Uma anciã de 70 anos de idade, que residia no bairro Txizainga 2, em Saurimo (Lunda Sul), foi, supostamente, morta por um neto de 26 anos, informou hoje, segunda-feira, o Serviço de Investigação Criminal (SIC).