Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Julho de 2019 | 20h28 - Actualizado em 21 Julho de 2019 | 06h36

Primeira Dama prestigia Fundação portuguesa

Lisboa (Da correspondente) - A Primeira Dama de Angola, Ana Dias Lourenço, participou na última sexta-feira, em Lisboa, na qualidade de convidada especial, na cerimónia de entrega dos prémios Calouste Gulbenkian, que marcou mais um aniversário da morte do seu patrono.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Primeira Dama de Angola prestigia aniversário da portuguesa Fundação Calouste Gulbenkian

Foto: Cedida

Nascido em Scutari (hoje Üsküdar), Istambul, na Turquia, a 29 de Março de 1869, Calouste Gulbenkian morreu em Lisboa, a 20 de Julho de 1955, quando contava 86 anos.

Ana Dias Lourenço, de visita privada a Portugal, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, participou na cerimónia presidida pelo presidente da república portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

A Primeira Dama de Angola teve a oportunidade de conviver com os antigos presidentes de Portugal, Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco e Silva, membros do Governo local, deputados e representantes da sociedade social.

Durante o acto, Ana Dias Lourenço testemunhou a premiação do jornalista libanês Amin Maalouf que recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian, pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos.Igualmente, foram distinguidas várias personalidades e organizações que mais se destacaram no campo da cultura, ciência e desenvolvimento humano.

No evento, a presidente da instituição, Isabel Mota, anunciou, a criação do Prémio Calouste Gulbenkian para a Humanidade.Os prémios são atribuídos todos os anos desde 2006, a cada 20 de Julho, através de um conjunto de cerimónias, em homenagem ao fundador, falecido nesse dia e mês do ano de 1955.

Assuntos Angola   Sociedade  

Leia também
  • 21/07/2019 15:23:06

    Portugal acolhe Bienal do Ambiente em 2020

    Lisboa - A capital portuguesa acolhe, a partir de Março do próximo ano, a primeira bienal do ambiente, numa iniciativa do cidadão luso-angolano António Miguel Petchkovsky Morais, em coordenação com várias entidades oficiais, com destaque para o Projecto Cidade Verde da Europa Lisboa 2020.

  • 21/07/2019 15:11:20

    Ambientalista defende séria gestão dos recursos hídricos angolanos

    Lisboa - O ambientalista luso-angolano António Miguel Petchkovsky Morais defendeu, sábado, em Lisboa, uma séria gestão da água, que considera ser a maior riqueza de Angola.

  • 21/07/2019 12:04:36

    Benguela solidariza-se com vítimas da seca no Cuando Cubango

    Menongue - Trinta toneladas de peixe fresco do tipo sardinha foram entregues este sábado, em Menongue, pelo representante do governo de Benguela à direcção provincial do Gabinete de Acção Social, Família e Igualdade do Género, para juntarem-se aos apoios das vítimas da seca no Cuando Cubango.