Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Julho de 2019 | 17h49 - Actualizado em 25 Julho de 2019 | 19h55

Mais dezasseis mil fiéis esperados na peregrinação à Santa Ana

Caxito - Mais de 16 mil fiéis oriundos de diferentes pontos do país e do estrangeiro são aguardados, nos próximos dias, na cidade de Caxito, província do Bengo, para participarem da 12ª peregrinação ao santuário católico da Santa Ana, cujo ponto alto será a celebração de uma missa eucarística no domingo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Peregrinação ao Santuário de Santa Ana de Caxito (arquivo)

Foto: angop

Esse dado foi avançado hoje, quinta-feira, durante uma conferência de imprensa, pelo porta-voz da comissão organizadora do evento, padre Cristóvão Salazar, tendo sublinhado que o número de peregrinos aguardados para este ano será maior do que na edição anterior, na qual fizeram parte 15 mil fiéis.

Segundo o padre, estão criadas as condições para o êxito da actividade, uma vez que contam com o apoio da Polícia Nacional, do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, de técnicos do sector da Saúde e escuteiros.

Fez saber que estão instalados banheiros públicos, sistema de iluminação, rede de saneamento básico e foi criado um parque de estacionamento para viaturas.

Alertou aos comerciantes e outros negociantes que estará proibida a venda ambulante de artigos religiosos, bem como de bebidas alcoólicas durante a peregrinação.

A actividade vai decorrer sob o lema “Com Santa Ana, celebremos Todos a Fé” e no domingo (28), último dia do evento, haverá a cerimónia de ordenação do diácono Cláudio Eduardo Cassemo, pelo bispo dom António Jaca.

O programa das festividades da Santa Ana de Caxito contempla procissão de velas pelas várias artérias da cidade de Caxito, vigília de cânticos para pedir a nomeação do novo bispo titular da Diocese de Caxito.

A celebração das festas de Santa Ana (padroeira da Diocese de Caxito) é momento especial que favorece a reflexão e fortalece a fé dos católicos.

O santuário, construído em 1885, é um dos locais de eleição de devotos e repositório das preces de todos quantos fazem pedidos a Santa Ana, principalmente para o alcance de bênção relacionada com a maternidade.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 25/07/2019 15:55:52

    Sistema de água do Bula Atumba beneficia 5.831 habitantes

    Caxito - O novo sistema de abastecimento de água a sede municipal do Bula Atumba vai beneficiar, numa primeira fase, cinco mil e 831 habitantes desta região da província do Bengo.

  • 22/07/2019 17:06:15

    Autocarro incendeia no Porto Kipiri

    Caxito - Um autocarro da empresa Macon Transporte, incendiou hoje (segunda-feira), no Porto Kipiri, município do Dande, província do Bengo.

  • 19/07/2019 14:54:08

    Instituições de ensino do Bengo apoiam vítimas da seca

    Caxito - As escolas de Formação de Técnicos de Saúde, do Magistério Kimamuenho e a Direcção Municipal da Educação do Pango Aluquém solidarizaram-se, nesta sexta-feira, com as vítimas da seca no sul do país, doando bens diversos.